Economia

Espírito Santo lidera volume de vendas de atividades turísticas no Brasil em 2018

Segundo dados do IBGE, o Espírito Santo teve crescimento de 8,7% no faturamento real das empresas de turismo nos últimos 12 meses

Breno Ribeiro

Redação Folha Vitória
Foto: Breno Ribeiro

O Espírito Santo liderou o volume de vendas de atividades turísticas no Brasil neste ano. Segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) levantados pelo economista Eduardo Araújo, o Espírito Santo teve crescimento de 8,7% no faturamento real das empresas de turismo nos últimos 12 meses.

O feito é o melhor desempenho em comparação com as demais localidades consideradas na pesquisa do IBGE. O Espírito Santo ficou na frente de Pernambuco (5,5%), Ceará (4,8%), Santa Catarina (4,7%), São Paulo (4,7%), Goiás (3%), Distrito Federal (2,8%), Minas Gerais (1,8%) e Rio de Janeiro, que apresentou saldo negativo de -4,2%.

Segundo Eduardo Araújo, em comparação com 2014, período pré-crise, as vendas no Espírito Santo ainda estão 13% mais baixas. "Em relação a 2017, o ritmo de crescimento superou todas as demais localidades do país. É um bom indicador porque com a ampliação de aeroporto e com inauguração de novas rotas de voo direto, pode sinalizar perspectiva de crescimento do turismo nos próximos meses. Se se confirmar o crescimento da economia brasileira de 2%, há espaço para turismo crescer 8%", analisa o economista.

A pesquisa leva em consideração as vendas de empresas que fornecem produtos e serviços para visitantes, como: alojamento, alimentação, serviços culturais, desportivos, de recreação e lazer, locação de automóveis sem condutor, agências de viagens e operadoras turísticas, transportes turísticos, transporte rodoviário de passageiros, trens turísticos, transporte aéreo de passageiros, dentre outros.

"As atividades turísticas no Espírito Santo vêm registrado melhoras sucessivas nas vendas desde agosto do ano passado. A pior fase foi em julho/2017, quando as firmas chegaram a acumular perdas de 11% na taxa de variação do faturamento em 12 meses. Os dados do gráfico seguinte indicam estabilidade das vendas no segundo semestre desse ano, com perspectiva de que o ano se encerre com crescimento de 9% em 2018", comenta Araújo.

O secretario de Estado do Turismo, Paulo Renato, considera que o resultado é fruto de um trabalho em conjunto com os municípios, setor privado e entidades. "Com todos juntando forças, aumenta o poder de atração de turistas para o nosso Estado. Temos vários focos de turismo, como o de negócios, eventos e também lazer. Essa pesquisa é importante, porque especifica as atividades turísticas e faz um comparativo dos estados dentro dos números que são das atividades turísticas. Isso dá importância maior às ações implementações", comenta Renato.

O secretário garante que deixou um planejamento organizado para o próximo governo em 2019. "São ações detalhadas que deixamos para o próximo governo, no qual deve permanecer parte da equipe. O que poderíamos fazer, que é deixar tudo sugerido e organizado, nós deixamos. Participei de uma reunião de 4 horas com o novo secretário passando detalhes. Tá tudo bem encaminhado, agora é ele ver qual será o perfil da gestão. A nossa sugestão é para que use e abuse do setor privado para ajudar a construir novas conquistas", diz.

Novo Aeroporto

Foto: Breno Ribeiro

Apesar dos dados coletados no IBGE não permitirem análises conclusivas sobre o efeito do fluxo de visitantes do novo aeroporto de Vitória sobre o consumo turístico estadual, Eduardo ressalta que há indicativo de crescimento de 17% no faturamento das empresas no mês de abril de 2018 em comparação ao mesmo período do ano imediatamente anterior.

"O novo aeroporto de Vitória foi inaugurado ao final de março de 2018 e o desempenho registrado em abril/2018 é o melhor no comparativo da série histórica disponível do IBGE", comenta.

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