Economia

Estado quer incluir aeroportos de Cachoeiro e de Linhares junto da concessão do aeroporto de Vitória

Governo é contra a concessão do aeroporto de Vitória estar atribulada ao aeroporto de Macaé. Espírito Santo possui cinco aeroportos regionais. Veja a situação e as potencialidades de cada um deles

Thaiz Blunck , Raissa Bravim

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação/Prefeitura Linhares


Entre os cinco aeroportos regionais do Estado, Cachoeiro de Itapemirim e Linhares são os favoritos do Governo do Estado para entrar no pacote da concessão do Aeroporto de Vitória.

Nesta semana, a Procuradoria Geral de Estado (PGE) acionou a Justiça para evitar que o aeroporto da capital, que um dos com maior superávit entre aqueles administrados pela estatal Infraero, fosse concedido junto com o aeroporto regional de Macaé, no Rio de Janeiro.

Para o secretário de Desenvolvimento do Estado, José Eduardo Azevedo, o ideal é que a aeroporto Eurico de Aguiar Salles seja licitado sozinho. Caso não seja possível, eles pedem que aconteça com um aeroporto regional. "A preferência é que seja com os aeroportos de Cachoeiro de Itapemirim e Linhares, se não for possível licitar sozinho. Mas eles são muito pequenos e precisariam de reformas para uma utilização melhor para transporte, tanto de carga, quanto de passageiros", contou.

RAIO-X DOS AEROPORTOS REGIONAIS

Além dos aeroportos regionais das duas cidades, o Estado ainda conta com a estrutura em Colatina, São Mateus e Guarapari. No entanto, a necessidade de obras nestes outros municípios é ainda maior, para que estes aeroportos possam estar aptos para receber aviões maiores, tanto para transporte de cargas quanto de passageiros.

Para o Secretário de Estado de Desenvolvimento do Estado, José Eduardo Azevedo, a concessão não é viável, visto que o aeroporto de Vitória já está pronto, enquanto o de Macaé não possui estrutura suficiente. "O aeroporto de Vitória já está pronto e reformado. Mas o de Macaé é pequeno e precisaria de uma obra muito grande. Neste caso, Vitória sustentaria Macaé e isso não é interessante", afirmou.

Veja a situação em cada um dos aeroportos:

Cachoeiro de Itapemirim

Foto: divulgação/governo do estado

Por meio de nota, a prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim informou que não há  movimentos de aeronaves de aviação regular (voos comerciais ) e que as operações são com aeronaves de aviação geral (Aeromédica, captação de órgãos, eventos, empresários, religiosa, esportiva, arte),  além de movimentação de aeronaves de instrução (panorâmico, cursos, geralmente ministradas por aeroclubes), e outros movimentos de aeronaves (militar, helicópteros, ultraleves).

A prefeitura destaca que há negociações em andamento para operação de voo comercial na cidade com aeronaves Caravan (10 passageiros) para transportes de documentos, cargas e passageiros, além da implantação de um Posto de Abastecimento Aeronáutico. 

A nota esclarece ainda que o Aeroporto de Cachoeiro está incluído no Plano de Desenvolvimento da Aviação Regional, criado pelo Governo Federal em 2012, visando operações de voos regulares de carga e passageiros. O município aguarda a liberação dos investimentos federais.

Colatina

Foto: Prefeitura de Colatina

Por meio de nota, a prefeitura de Colatina afirmou que a situação do aeroporto do município está aeronavegável. No entanto, para o transporte de cargas, é preciso que sejam feitos investimentos e ampliação, devido à restrição de tamanho e peso. 


Guarapari

Foto: Divulgação/Prefeitura de Guarapari

A Secretaria de Obras de Guarapari, por meio do comandante responsável, informou que o aeroporto atualmente encontra-se com capacidade de operação para aviões compatíveis com o modelo Fokker 50, tanto para carga, quanto para passageiros. Possui iluminação noturna, com balizamento e pista operacional 940m x 30m, com capacidade de operação para aviões compatíveis com o modelo Fokker 50, APR-42 e APR-72. A secretaria afirma ainda que o aeroporto possui área útil para construção de possíveis hangares e áreas para construção.

Linhares

Foto: Divulgação/Prefeitura Linhares

As obras do novo aeroporto de Linhares, previsto para ficar pronto em julho de 2019, foram iniciadas e seguem o cronograma normal de execução da empresa vencedora do processo licitatório, a A. Madeira. Após a execução dos serviços de terraplanagem será iniciada a construção da pista de pousos e decolagens do aeroporto que será ampliada de 1.350 metros para 1.860 metros. Mesmo em obras as operações aéreas continuam sem interrupção. Atualmente 70 funcionários trabalham nas obras do novo aeroporto do Município.

Já foi anunciado que o aeroporto da cidade terá cinco voos semanais para Belo Horizonte. 

São Mateus

A Prefeitura de São Mateus foi procurada, mas não informou sobre a situação do aeroporto da cidade até o fechamento da reportagem.



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