Economia

Supermercados do Espírito Santo voltam a abrir aos domingos

Agora, com o novo acordo firmado em convenção coletiva de trabalho entre patrões e empregados, o cenário muda e os supermercados podem abrir aos domingos no Estado

Foto: Pixabay

Após nove anos, os supermercados voltaram a funcionar aos domingos. O Espírito Santo era o único estado do Brasil em que os supermercados não abriam. 

Segundo a Fecomércio, a abertura é facultativa, mas não pode ocorrer nos dias 25 de dezembro de 2018 (Natal), 1 de janeiro de 2019 (Ano Novo) e 1 de maio (Dia do Trabalhador).

Convenção

Após o impasse envolvendo lojistas e trabalhadores do comércio no Espírito Santo, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES) e o Sindicomerciário informaram no dia 22 de novembro que os supermercados poderiam abrir aos domingos.

Na convenção coletiva, além da deliberação sobre a abertura dos supermercados aos domingos, ficou firmado o reajuste de 4% no piso e salários dos empregados do comércio, no plano de saúde e odontológico.

O Sindicomerciários representa mais de 80 mil trabalhadores do Espírito Santo. Entre eles, mais de 20 mil são funcionários de supermercados e podem ser afetados pela abertura aos domingos.


Pontos moeda