PRÊMIO LÍDER EMPRESARIAL

Economia

Renan Chieppe: “Quem tem paixão pelo que faz consegue êxito”

Formado em Administração de Empresas, com especialização em Gestão Avançada na Fundação Dom Cabral, Renan Chieppe trabalha há 40 anos no Grupo Águia Branca

Foto: Divulgação

Natural da Barra de São Francisco, noroeste do estado, Renan Chieppe tem 58 anos e é filho de um dos fundadores do Grupo Águia Branca, Wander Chieppe. Assumiu em janeiro de 2019 a presidência da Holding do Grupo Águia Branca, o maior grupo empresarial do Espírito Santo. A empresa atua nos segmentos de transporte de passageiros, logística e comércio de veículos e caminhões, com presença em todo o Brasil, e também na Argentina.

Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação

Formado em Administração de Empresas, com especialização em Gestão Avançada na Fundação Dom Cabral, Renan Chieppe trabalha há 40 anos no Grupo Águia Branca, dos quais 25 anos como diretor-geral da área de transporte de passageiros, e participa constantemente de congressos de visitas técnicas no Brasil e no exterior para acompanhar as tendências do setor.

Qual o seu conceito de liderança?

As competências essenciais em um verdadeiro líder são ter paixão pelo que faz, dedicar-se muito, planejar, inovar e, principalmente, saber ouvir as pessoas.

Por que você foi considerado líder no seu segmento?

Creio que seja resultado de uma vida inteira de dedicação, que sempre teve o ingrediente da paixão pelo que faço. E tenho ao meu lado um grupo coeso e dedicado. Juntos, temos conseguido bons resultados, mesmo neste cenário econômico conturbado.

Quais são os pilares de uma liderança de sucesso?

Creio que todas as pessoas estão alicerçadas em seus valores. No Grupo Águia Branca, nossos valores são evolução, confiança, segurança e relacionamento.

Quais são os maiores desafios de um líder?

Gosto muito de uma definição de Peter Drucker: “Liderança não significa cargo, privilégios, títulos ou dinheiro; é responsabilidade”. E uma das responsabilidades do líder é ser um modelo a seguir dos pontos de vista moral e ético.

Como motivar pessoas e alinhar os propósitos dos colaboradores com os da empresa?

Existem muitas formas de motivação. Particularmente, creio que a mais eficaz é quando você, no dia a dia, em suas ações, demonstra respeito às pessoas. No Grupo Águia Branca, além de nossos valores, temos como bússola três pilares: estratégia, inovação e pessoas. E em todos os meus pronunciamentos para o time, eu sempre repito que, sem a menor dúvida, o mais importante desses pilares é o último. São as pessoas que movem a empresa para bons resultados, são as pessoas que fazem a diferença e são as pessoas que movem o mundo.

Em que momento e circunstância o líder não pode errar? Por que?

Não creio que existam pessoas infalíveis. Essa é uma razão pela qual o líder precisa muito de um time competente a seu lado, de um time comprometido, de um time que, a cada ação, colabore para a melhor tomada de decisão. Isso corrobora aquele princípio de que um líder precisa ter paixão pelo que faz e precisa saber ouvir as pessoas.

Este momento desafiador pelo qual estamos passando, por exemplo, pode servir como uma oportunidade para os líderes? Se sim, de que forma?

Os momentos difíceis geram riscos e oportunidades para todos. São inúmeros os casos de pessoas que se destacaram exatamente em meio a uma grande crise. Quem tem paixão pelo que faz e se dedica ao máximo consegue êxito sempre.

LEGENDA DA GALERIA DE FOTOS

Marcelo Tinti representando o líder Renan Chieppe

Pontos moeda