Economia

Fluxo de veículos nas estradas cresceu 1,5% em junho ante maio, com ajuste

Em comparação com o mesmo período do último ano, o movimento dos veículos nas estradas com pedágio cresceu 5,1%

São Paulo - O fluxo de veículos nas estradas pedagiadas do Brasil cresceu 1,5% em junho na comparação com maio, já descontada a influência sazonal, segundo o índice de atividade da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR) e Tendências Consultoria integrada. Na mesma base de comparação, o tráfego de veículos leves cresceu também 1,5% e o de pesados recuou 0,7%.

No fechamento do primeiro semestre, o tráfego de veículos cresceu 0,3% na comparação com os primeiros seis meses de 2017. A movimentação dos leves no período avançou 1,1% e o fluxo dos pesados declinou 2,1%.

Para a economista e sócia da Tendências, Alessandra Ribeiro, o desempenho do fluxo de veículos reflete o momento macroeconômico do País, especialmente com a continuidade do afrouxamento monetário e a acomodação da inflação em patamares mais baixos. "A dinâmica de melhora deve seguir no próximo semestre", prevê

Na comparação de junho deste ano com o mesmo mês do ano passado, o fluxo total de veículos nas estradas pedagiadas cresceu 5,1%. O tráfego de leves cresceu 7,1% e o dos pesados recuou 0,8%. Nos últimos 12 meses, o fluxo total de veículos acumula queda 1,9%, o dos leves soma baixa de 1% e o de pesados declinou 4,7% no mesmo período.
Pontos moeda