Economia

Mais 500 vagas em cursos disponíveis na Serra

Inscrições começaram nesta quinta-feira e vão até o dia 30 de julho. Há oportunidades para qualificação em "preparação de coffee break", camareira, garçom, entre outros

Cidadãos que estão buscando formas de driblar a crise, com o objetivo de empreender e gerar renda devem se inscrever, a partir desta quarta-feira (19), em uma das 510 vagas de cursos gratuitos do Projeto OportunidadES na Serra, no site www.oportunidades.es.gov.br. O prazo termina no dia 30 de julho, com resultado divulgado no dia 02 de agosto.

Esta é a segunda oferta de cursos na região, que até o final do ano vai receber mais vagas do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), por meio do Projeto OportunidadES.


“De acordo com a Organização Mundial do Trabalho (OIT), a tendência do ano de 2017 é que a parcela de profissionais autônomos no Brasil chegue a 42% do número total de ocupações no mercado. Por isso, estamos levando cursos gratuitos para a população adquirir conhecimento, incentivando a busca pelo empreendedorismo a fim de gerar renda”, destaca o secretário da Secti, Vandinho Leite.

Desta vez, o projeto traz novidades que serão recebidas em primeira mão no bairro Porto Canoa. São três novas opções de cursos, sendo elas “Preparação de Coffee Break”, “Camareira” e “Garçom”, que compõem uma parceria entre a Secti e a Secretaria de Estado de Turismo (Setur).

“A parceria da Setur com a Secti é de extrema importância para que o Programa OportunidadES, que já é um sucesso, abranja também a área do turismo. Se qualificar nessa área é uma grande oportunidade para a inserção no mercado de trabalho, pois o turismo atinge diretamente 53 atividades econômicas, além de ser uma área dinâmica que sempre tem demanda para mão de obra qualificada”, contou a Subsecretária da Setur, Simone Modolo.

Cursos

Além das novidades, o bairro Porto Canoa, na Serra, também vai receber cursos de “Administração de estoque e armazenamento”, “Auxiliar de logística e produção”, “Maquiador”, “Inglês básico”, “Unhas decorativas”, “Almoxarife”, entre outros. Confira neste link os cursos disponíveis e outras informações. 

Aulas

Cada curso vai contar com a carga horária de 40 horas/aula. As aulas serão ofertadas pelo Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho. Em Porto Canoa, serão realizadas na Escola Estadual de Ensino Médio (EEM) Hilda Miranda Nascimento.
Para a confirmação de participação no curso, é necessário que os classificados compareçam à aula inaugural, que vai acontecer no dia 8 de agosto, às 19 horas, na EEM Hilda Miranda Nascimento.

Matrícula

A matrícula será realizada na primeira aula, sendo indispensável que os selecionados apresentem um documento original com foto (identidade ou carteira de trabalho) e cadastro de pessoa física (CPF), uma cópia de comprovante de residência e a assinatura da ficha de matrícula, que será distribuída no primeiro dia de aula.

Requisitos

São pré-requisitos para concorrer a uma das 510 vagas ter a partir de 16 anos de idade, saber ler e escrever. Assim como destaca o edital, a classificação será por meio de ordem de inscrição.

Atendimento à população
Telefones: (27) 3636 1800
Pontos moeda