Economia

Incertezas do "Brexit" pesam em investimentos, diz Carney

Carney fez o comentário após o BoE anunciar mais cedo decisão de manter sua política monetária inalterada, incluindo a taxa básica de juros, que permaneceu em 0,25%

Londres - Incertezas relacionadas ao "Brexit", como é conhecido o processo para a eventual retirada do Reino Unido da União Europeia, estão levando algumas empresas britânicas a adiar decisões de investimentos, como para ampliar a capacidade produtiva ou entrar em novos mercados, afirmou hoje o presidente do Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês), Mark Carney.

Carney fez o comentário após o BoE anunciar mais cedo decisão de manter sua política monetária inalterada, incluindo a taxa básica de juros, que permaneceu em 0,25%.

Segundo Carney, a suposição mais realista é a de que o Brexit será "suave", mas o início das negociações já começou a afetar a potencial oferta britânica.

Carney também previu que a inflação anual britânica deverá atingir o pico em outubro, para algo em torno de 3%. Em junho, a taxa estava em 2,6%. A meta de inflação do BoE é de 2%.

Sobre juros, Carney disse que futuros aumentos serão "graduais e limitados". Em ata divulgada mais cedo, porém, o BoE previu que eventuais elevações da taxa básica deverão ocorrer em ritmo mais rápido do que os investidores esperam. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda