Economia

Programa prepara candidatos com mais de 50 anos para o mercado

Inscrições para participar do programa começam nesta terça feira (08) e vão até o dia 18 de agosto. Os selecionados serão chamados para os encontros do programa que acontecem a partir do dia 05 de setembro.

Segundo dados do IBGE, o Espírito Santo tem atualmente mais de 126 mil profissionais acima de 60 anos e muitos deles estão retornando ao mercado de trabalho ou em busca de novas oportunidades. Com a tendência de envelhecimento da população brasileira e a necessidade de que esse público continue competitivo e atendendo às novas exigências das empresas que buscam os mais experientes,a Psicoespaço Recrutamento, Seleção e Treinamento lança o “Programa 50+: Mais Experiência que Diferencia”.

Os treinamentos vão abordar temas relacionados à estimulação contínua e ao desenvolvimento das habilidades e funções cognitivas, com foco em incremento de autoestima e autonomia; melhora de percepção, atenção, raciocínio lógico, tomada de decisão e fluência na fala e escrita; e uso de ferramentas de trabalho que envolvem desde números, gráficos e tabelas até os programas de tecnologia da informação mais comuns do dia a dia, como digitação, uso do e-mail e outros aplicativos.

Os encontros do 50+ serão realizados na sede da Psicoespaço em grupos de no máximo seis participantes, duas vezes por semana e com duas horas de duração pelo período de três meses. Também estarão disponíveis atendimentos individuais. Os interessados em participar devem enviar o currículo atualizado no período de 8 a 18 de agosto para o e-mail: [email protected]. Os selecionados serão chamados para os encontros do programa que acontecerão a partir do dia 05 de setembro.

“A partir da nossa experiência em processos de recrutamento, percebemos a importância do aperfeiçoamento constante e que resulta, para esse público, mostrar o quanto eles ainda são úteis. Com estímulo, muitos continuam esse desenvolvimento”, explica a psicóloga e diretora da Psicoespaço, Marianne Limonge.

De acordo com a psicóloga, a realidade mostra que alguns profissionais passam anos em determinado cargo que não exige, por exemplo, habilidade com números. Ao se ver com a necessidade de concorrer a novas oportunidades no mercado, ou por ficar desempregado ou por almejar o crescimento profissional ou uma mudança de carreira, se depara com testes de capacidades que não estavam sendo estimuladas, mas que podem voltar a ser desenvolvidas, atendendo às atuais exigências das companhias. “Além do programa proposto, ao final, os participantes receberão um feedback de como se desenvolveram em todas as etapas e o que ainda precisam aperfeiçoar. Com esse diagnóstico, poderão avançar nas capacitações”, indica.

A intenção com a iniciativa é dar suporte aos profissionais com mais de 50 anos de idade para ingressarem com mais facilidade nas vagas abertas, fortalecendo assim também a tendência de diversidade nos quadros funcionais das organizações. Para a reinserção no mercado, o programa prevê também parcerias com empresas e convênios para estágio e trainee. Os participantes também poderão incrementar seus currículos cadastrados no banco de dados da Psicoespaço.

Pontos moeda