Economia

Comércio capixaba deve criar 5 mil vagas temporárias

Levantamento da Fecomércio-ES aponta melhora em relação ao ano passado, quando foram criadas 2 mil vagas

De acordo com dados divulgados pela Confederação Nacional de Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o período do Natal no Brasil deve registrar a contratação de 73,1 mil trabalhadores temporários, 10% a mais do que o registrado no ano anterior, com 66,7 mil contratações temporárias. A estimativa é que dessa relação, 27% dos funcionários temporários sejam efetivados.

No Espírito Santo, o cenário também é mais otimista que nos últimos anos. A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado (Fecomércio – ES) prevê a criação de cinco mil empregos temporários em todo o Espírito Santo até o fim do ano. Dessas, três mil devem ser abertas na Grande Vitória. 

Desse resultado, aproximadamente 1500 trabalhadores, ou 30% dos ocupantes das vagas temporárias devem ser efetivados para o ano que vem, resultado melhor do que os registrados em 2015 e 2016. Além disso, a Federação destaca a expectativa da abertura de 500 a 600 estabelecimentos comercias no estado, da metade do segundo semestre até dezembro.

 Para o presidente da Fecomércio–ES, José Lino Sepulcri, o cenário é de crescimento. “Nós acreditamos que o pior momento de instabilidade econômica já passou. As agendas de reformas e a perspectiva de melhora nas condições da economia devem trazer resultados positivos para 2018. Nossa expectativa é de contratar mais e, aos poucos, retomar o crescimento de nossa economia”, explica.

Pontos moeda