Economia

Pré-sal não é apenas possível, mas competitivo, diz presidente da Petrobras

Parente destacou também, o investimento em pesquisa realizado pela estatal para tornar os projetos de pré-sal viáveis. Além disso, salientou os novos estudos que estão sendo realizados na exploração e produção

Rio - O presidente da Petrobras, Pedro Parente, afirmou que "o pré-sal não é apenas possível, mas competitivo", ao participar da palestra de abertura do evento OTC Brasil 2017, que vai desta terça-feira, 24, até a próxima quinta-feira, 26. Na sexta-feira, 27, acontecerão a 2ª e a 3ª rodadas de licitações de áreas de pré-sal.

Em sua fala, Parente destacou o investimento em pesquisa realizado pela estatal para tornar os projetos de pré-sal viáveis. Salientou também novos estudos que estão sendo realizados na exploração e produção e ainda chamou atenção para a transição do mercado consumidor, que já foca no consumo de fontes de energia de baixo carbono.

"A produção de petróleo coincide com a transição para economia de baixo carbono e no Brasil não seremos uma exceção", disse o presidente da Petrobras, sinalizando que a empresa investirá em fontes alternativas de energia.

Parente ainda comemorou o que considera melhoras na indústria petroleira, como o fim da obrigatoriedade de que a Petrobras seja operadora de todas as áreas de pré-sal e as mudanças na política de conteúdo local.

Ele também afirmou que o País vive um período de baixa inflação e juros, o que contribui para a atividade. "Conseguimos iniciar a recuperação da indústria do petróleo. O setor deu uma virada para melhor e o ambiente se tornou mais atrativo, prova disso foi a 14ª Rodada", afirmou.

Pontos moeda