Economia

Prefeitos e Governo do Estado discutem economia para compra de medicamentos

No evento, o palestrante Carlos Setti, atual secretário Executivo do Consórcio Público de Medicamentos do Paraná, apresentou o modelo adotado pelo seu Estado

Mais eficiência e menos custo na aquisição de medicamentos para o Sistema Único de Saúde (SUS) dos municípios. Esse foi o foco da reunião entre prefeitos, secretários, consórcios do estado e equipes de saúde de 34 municípios do Estado. Eles se reuniram na tarde desta quarta-feira (04), no Teatro Municipal de Viana, para discutir e conhecer o sistema de consórcio adotado pelo Estado do Paraná e, que tem trazido diversos benefícios para a gestão e para a população. Esta foi a primeira palestra do circuito de palestras ‘Gestão Pública em pauta – por uma gestão mais eficiente”, com o tema ‘Compra eficaz de medicamentos’.

O palestrante Carlos Setti, atual secretário Executivo do Consórcio Público de Medicamentos do Paraná, apresentou o modelo adotado pelo seu Estado que trouxe, além de economia, a segurança para que não haja a falta de medicamentos na hora do morador buscar pelo serviço. 

“A estratégia que o Paraná utiliza para compra é a de medicamentos de assistência básica para usuários do SUS. O consórcio vem para juntar recursos e, com isso, ganhar poder de escalas e de compra junto aos fornecedores”, explicou.

Durante a palestra com o tema ‘Consórcio como estratégia de gestão e componente básico da assistência farmacêutica’, foram apresentados: estrutura, dados e benefícios, tanto para a gestão quanto para a população, captação de recursos, obrigações e aquisição. O objetivo foi de trazer ideias de gestão para que, na hora da compra dos medicamentos, tenham menor custo, trazendo outras facilidades para as administrações municipais.

“Trabalhando em conjunto teremos ganho em escala, redefinindo os custos e sendo mais eficientes na entrega dos medicamentos”, disse o prefeito Gilson Daniel. O secretário de Estado da Saúde Ricardo de Oliveira, que esteve presente, enfatizou que “o modelo é eficiente e que o estado tem interesse em estudar este novo modelo de gestão para a compra de medicamentos”, afirmou.

Para o Secretário de Saúde do município, esse mecanismo irá atender aos municípios, auxiliando na regulagem do déficit de medicamentos, que é uma realidade atual. “Essa é uma busca por alternativas que visam à melhoria de um problema que atinge a maior parte das cidades brasileiras. A reunião em consórcio possibilita que o programa seja centralizado, isso aumenta o volume de compras e, consequentemente, a queda do valor”.

Após a apresentação da estratégia do Consórcio para a compra de medicamentos, o prefeito Gilson Daniel conduziu uma conversa entre os presentes. Abrindo um espaço para aqueles que tinham dúvidas e sugestões quanto ao mecanismo. Ao final, foi dado os devidos encaminhamentos e a orientação de que seja montada uma comissão de trabalho para a avaliação da aplicação do consórcio no Estado. “Vamos montar uma pauta sobre o que precisamos melhorar, mudar ou acrescentar nessa estratégia. E espero que essa seja a primeira reunião de muitas”, concluiu o prefeito.

Essa foi a primeira reunião de uma série de palestras que serão realizadas para a melhora do sistema de compra de medicamentos no Estado. Um grupo de trabalho foi formado e será conduzido por prefeitos, Cosemes e governo do Estado.

Municípios presentes:

Brejetuba, Conceição do Castelo, Governador Lindemberg, Ibiraçu, Itarana, Jerônimo Monteiro, Mimoso do Sul, Pinheiros, São Domingos do Norte, Vargem Alta, Vila Pavão, Alegre, Ibatiba, Iconha, Laranja da |Terra, Mantenópolis, Marechal Floriano, Mimoso do Sul, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, Água Branca, Alfredo Chaves, Anchieta, Cachoeiro de Itapemirim, Guaçui, Itaguaçu, Montanha, Muniz Freire, Santa Maria de Jetibá, Serra, Sooretama, Vargem Alta, Vila Velha e Viana.

Pontos moeda