Economia

Produção industrial cresce 0,8% em setembro ante agosto, diz Ipea

Com a estimativa de setembro, a taxa acumulada em 12 meses pela indústria teria um avanço de 0,5%, a primeira alta após 39 meses seguidos de perdas

A produção industrial brasileira aumentou 0,8% na passagem de agosto para setembro, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O Indicador Ipea de Produção Industrial prevê ainda um crescimento de 3,0% em relação a setembro do ano passado, a quarta alta consecutiva nesse tipo de comparação.

O indicador tem como objetivo antecipar o resultado da Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física (PIM-PF), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com a estimativa de setembro, a taxa acumulada em 12 meses pela indústria teria um avanço de 0,5%, a primeira alta após 39 meses seguidos de perdas.

O bom desempenho de setembro foi bastante disseminado entre os indicadores coincidentes da produção industrial. A importação de bens intermediários registrou alta de 5,4% em relação a agosto, segundo a Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (Funcex). Além disso, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) indicou um avanço de 1,9% na fabricação de veículos no período.

O destaque negativo foi registrado pelas vendas de papel e papelão, que recuaram 4,1% em setembro ante agosto, de acordo com Associação Brasileira do Papelão Ondulado (ABPO).

Na comparação com setembro de 2016, os indicadores coincidentes da produção industrial voltaram a apresentar melhora generalizada, observou o Ipea.

Pontos moeda