Economia

Com expectativa de fim de ano melhor, contratação surpreende em outubro

Foi o sétimo aumento consecutivo do número de postos. Em 2017, as novas vagas já somam 302,2 mil

Brasília e São Paulo - Na esteira da recuperação gradual da economia e com a expectativa de um fim de ano melhor para o varejo, o País abriu em outubro um total de 76,6 mil vagas de emprego com carteira assinada, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados de Desempregados (Caged) divulgados nesta segunda-feira, 20, pelo Ministério do Trabalho. Foi o sétimo aumento consecutivo do número de postos. Em 2017, as novas vagas já somam 302,2 mil.

Desde 2013, quando foram criadas 94.893 vagas em outubro, o Brasil não apresentava números tão bons para o mês. O comércio puxou a alta de empregos, com 37,3 mil postos, seguido pela indústria de transformação, com 33,2 mil, e o setor de serviços, com 15,9 mil. Algumas áreas, porém, seguiram apresentando resultados ruins, como construção civil, que fechou 4,8 mil vagas em outubro.

O economista-chefe da MB Associados, Sergio Vale, ficou surpreso com o saldo de vagas do mês passado. A consultoria estava entre as mais otimistas do mercado e projetava um saldo de 40 mil contratações. "O número de outubro foi muito forte, antes até da reforma trabalhista."

Vale também estimava que os empregadores aguardariam a reforma para voltar a contratar, mas não foi isso que aconteceu. "O que explica o resultado é que as empresas estão se surpreendendo com a demanda de Natal - e não esperaram a reforma para voltar a contratar." Para novembro, Vale arrisca a projeção de uma saldo positivo de 60 mil vagas por conta da demanda de fim de ano.

O economista Luiz Castelli, da GO Associados, concorda que as perspectivas de um fim de ano menos magro devem ajudar na criação de vagas de novembro. "O varejo e a indústria de bens duráveis devem ter os melhores resultados."

Ainda assim, o saldo de empregos no ano deve ser negativo. "Saímos da crise, passamos do ponto de inflexão, mas ainda não estamos num mercado de trabalho saudável", afirma o economista Eduardo Zylberstajn, pesquisador da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

Até outubro, o saldo de vagas formais está positivo em 302.189. Como a sazonalidade de dezembro em anos normais é negativa em cerca de 500 mil vagas, Zylberstajn acredita que o ano ainda feche no vermelho na geração de postos de trabalho - mas menos do que foi no passado recente.

Vale, da MB, diz que, a depender do resultado do último bimestre, o saldo de vagas do ano pode ficar bem próximo de zero. Com os dados divulgados nesta segunda, ele refez a projeção para 120 mil vagas fechadas no ano.

Além da construção civil, houve perda de vagas na agropecuária, de 3,6 mil postos em outubro. Neste ano, porém, o setor já criou 105,1 mil empregos. No ano, a indústria de construção viu 30,5 mil vagas desaparecerem. O ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, afirma que a expectativa é de que o setor volte a contratar no primeiro semestre de 2018.

O governo mantém expectativas positivas para os próximos meses apostando nas novas regras trabalhistas, que entraram em vigor neste mês. Segundo o Ministério do Trabalho, as novas atividades regulamentadas - como o trabalho intermitente - podem gerar 2 milhões de empregos em 2018 e 2019. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Pontos moeda