• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Reforma da Previdência já devia ter acontecido há 20 anos, diz Marcos Lisboa

Economia

Reforma da Previdência já devia ter acontecido há 20 anos, diz Marcos Lisboa

Segundo ele, parte da responsabilidade da crise fiscal é da própria sociedade por ter adiado por tanto tempo as mudanças no sistema previdenciário

São Paulo - O presidente do Insper, Marcos Lisboa, avaliou nesta segunda-feira, 11, que o Brasil está atrasado em duas décadas no debate sobre a reforma da Previdência. Segundo ele, parte da responsabilidade da crise fiscal é da própria sociedade por ter adiado por tanto tempo as mudanças no sistema previdenciário.

Ao participar de fórum do Grupo Estado sobre a reforma da Previdência, o economista considerou que a medida deveria ter sido tomada há 20 anos. Segundo ele, a irresponsabilidade em adiar a reforma está custando caro ao Brasil.

"Não fizemos as reformas quando elas eram necessárias. O resultado da irresponsabilidade com oportunismo foi o agravamento da crise", comentou o professor do Insper ao falar sobre o desajuste fiscal dos Estados.

Para ele, a janela de oportunidade para se fazer as reformas no Brasil se fecha no ano que vem. "Talvez em 2019 fique muito difícil", disse. "Já demoramos demasiadamente e estamos pagando o peso imenso da nossa irresponsabilidade por tantos anos", concluiu.