Economia

Petrobras inicia operação comercial da UPGN no Complexo Boaventura, em Itaboraí

Petrobras inicia operação comercial da UPGN no Complexo Boaventura, em Itaboraí Petrobras inicia operação comercial da UPGN no Complexo Boaventura, em Itaboraí Petrobras inicia operação comercial da UPGN no Complexo Boaventura, em Itaboraí Petrobras inicia operação comercial da UPGN no Complexo Boaventura, em Itaboraí

A Petrobras iniciou a operação comercial da Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN), localizada no Complexo de Energia Boaventura, em Itaboraí, no Rio de Janeiro, disse a estatal em comunicado ao mercado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

No momento, a UPGN opera com um módulo, com capacidade de processar 10,5 milhões de metros cúbicos por dia de gás.

O segundo módulo deve iniciar a operação até o fim deste ano, segundo a empresa, totalizando a capacidade de processamento da unidade em 21 milhões de metros cúbicos por dia de gás.

Segundo a estatal, o Projeto Integrado Rota 3 (PIR3), do qual a UPGN faz parte, é estratégico, pois permitirá o aumento da oferta de gás natural ao mercado brasileiro.

“O início de operação do PIR3 é essencial para o País e para aumentar a competitividade da Petrobras no novo ambiente dinâmico e competitivo do mercado de gás nacional”, diz a empresa.

O PIR3 faz parte do Sistema Integrado de Escoamento de Gás da Bacia de Santos, responsável pelo escoamento de campos no pré-sal, como Tupi, Búzios e Sapinhoá, por exemplo. O gás natural produzido na UPGN integra o volume total ofertado pela Petrobras.