Canhões de névoa são nova tecnologia da Vale para reduzir a emissão de poeira.

Compartilhar

Publieditorial
Economia

Canhões de névoa são nova tecnologia da Vale para reduzir a emissão de poeira.

A tecnologia é parte do Plano Diretor Ambiental, maior investimento da empresa em meio ambiente no Espírito Santo.

Já em operação, os três canhões de névoa instalados nos pátios de pelotas das Usinas 1 a 4 na Unidade de Tubarão, em Vitória, são mais um passo previsto pelo Plano Diretor Ambiental (PDA) e pelo Termo de Compromisso Ambiental (TCA) assinado pela Vale junto ao poder público, com ações programadas para redução de poeira até 2023.




ASSISTA O VÍDEO

Semelhantes a turbinas de avião, os três canhões lançam microbolhas de água sobre as pilhas de pelotas, cobrindo toda a extensão do pátio, formando uma neblina que impede o arraste de poeira. O monitoramento nos próximos três meses irá medir a eficiência dos canhões.

Divulgação/ Vale
Divulgação/ Vale
Divulgação/ Vale

                   Canhões de névoa acionados no porto de Tubarão, Vitória

ACIONAMENTO DOS CANHÕES

Os canhões são acionados automaticamente a partir de uma estação meteorológica que monitora condições climáticas e concentração de partículas. 

Foto: Divulgação/Vale


GESTÃO AMBIENTAL

A nova tecnologia vem somar às ações já desempenhadas pela empresa no combate e controle da poeira, como a aplicação de produto à base de celulose nas pilhas de minério, em uso desde o ano passado, o supressor de pó, as wind fences (barreiras de vento) e o fechamento de correias transportadoras. Ainda neste ano serão concluídos o fechamento do píer de carvão e da baia de insumos da Usina 8.

Todos estes avanços representam investimentos da Vale na melhoria contínua de sua gestão ambiental.

Foto: Divulgação/Vale

Clique aqui e saiba mais.