Gestão de projetos abre oportunidades diante de cenário econômico

Compartilhar

Publieditorial
Economia

Gestão de projetos abre oportunidades diante de cenário econômico

A gestão ou gerenciamento de projetos é uma área que cresce diariamente no Brasil. De acordo com estudo do PMI, cerca de 13 milhões de novos postos para gestores de projetos serão criados até 2020.

Foto: Divulgação

Ao contrário do que muitos pensam, a área não se limita apenas a quem atua com Engenharia, Administração ou Tecnologia da Informação.

É o que explica o coordenador do MBA em Gerenciamento de Projetos da MMurad/FGV, Angelo Valle.

“Hoje, qualquer profissional, de qualquer área, vive esse dia a dia de projetos. O mundo está cada vez mais se estruturando desta forma e cada vez mais os projetos estão sendo percebidos dentro das empresas”, conta.

Conheça algumas oportunidades onde a gestão de projetos pode ser aplicada:

Comunicação

Quem atua com gerenciamento de projetos está apto a planejar, executar e mensurar um projeto detalhado, atendendo, da melhor forma, a questões relacionadas à qualidade, custos, prazos e demais demandas.

Essa é uma habilidade que vem sendo cada vez mais requisitada, afinal, todas as áreas contam com projetos a serem realizados.

Uma delas é a área da Comunicação, que engloba cursos como Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas.

Não é incomum encontrar, nas agências de publicidade brasileiras, por exemplo, ferramentas de gerenciamento de projetos que reúnem todas as informações e automatizam processos.

Com uma especialização em Gerenciamento de Projetos, publicitários e os demais profissionais da área têm a capacitação necessária para otimizar o seu tempo e organizar melhor os “jobs” (projetos com início, meio e fim) dos clientes, potencializando, assim, os resultados finais.

Saúde

Profissionais com uma especialização em Gerenciamento de Projetos no currículo contam com habilidades de comunicação, liderança, negociação e com capacidade de integrar partes e setores, o que pode fazer com que, inclusive, alcancem cargos executivos altos.

Dentro do setor de Saúde, são várias as atribuições dadas a quem trabalha na área, como oferecer uma excelente jornada ao paciente que se atende e se comunicar adequadamente com o paciente e sua equipe de trabalho.

Direito

Também é possível aplicar o gerenciamento de projetos dentro de um escritório de advogacia e nas demais áreas do Direito.

Com a devida bagagem relacionada à gestão de projetos, advogados têm a oportunidade de tornar a rotina mais produtiva, com a devida delegação de tarefas, organização de processos e, é claro, acesso a resultados mais documentados e com dados para se trabalhar.

Recursos Humanos

Quando se fala sobre a área de Recursos Humanos dentro do Gerenciamento de Projetos, são duas as variáveis existentes: a gestão dos recursos humanos dentro dos projetos e, o contrário, a gestão dos projetos na área de Recursos Humanos.

O primeiro caso está relacionado aos seres humanos, os colaboradores envolvidos dentro de cada projeto. Saber geri-los dentro de cada situação é um desafio. O bom gestor zela pela integridade e eficiência dos mesmos, ao mesmo tempo que os estimula e garante uma boa execução e resultado do trabalho.

No segundo caso, são diversas as áreas que podem precisar de projetos melhor estruturados dentro do Recursos Humanos. Área de recrutamento e seleção, de treinamento e de relação com o empregado são alguns exemplos.

Ambos os casos são de extrema importância e, com um bom background em gerenciamento de projetos, trazem ainda mais oportunidades no cenário econômico.

Educação

Por fim, outro setor onde o Gerenciamento de Projetos é de grande validade é o setor educacional.

Com a era de transformação digital que estamos vivendo, os sistemas público e privado vêm buscando se reinventar, e nisso se incluem projetos de reforma de grades curriculares, projetos de inclusão de novas tecnologias nas escolas, projetos voltados à capacitação de professores, entre outros tantos.

Foto: Divulgação

“Se você não faz parte de nenhuma dessas áreas, não tem problema. O MBA em Gerenciamento de Projetos da MMurad/FGV, uma ótima forma de se especializar no assunto, é voltado para profissionais que vão lidar com esforços voltados para um objetivo, independente da profissão. Esse objetivo deve ter um escopo claro, uma meta definida, prazos e recursos limitados”, esclarece o professor Angelo Valle.

O MBA em Gerenciamento de Projetos da MMurad/FGV está com descontos especiais para matrículas antecipadas. Inscreva-se

MMurad FGV | Educação Executiva

Rua Desembargador Sampaio, 193, Praia do Canto, Vitória - ES. CEP: 29055-250

Telefone: (27) 2125-4761

Whatsapp: (27) 99975-4248

https://mmurad.com.br/