Conheça as áreas com maior empregabilidade e os cursos que serão tendência em 2020

Compartilhar

Publieditorial
Economia

Conheça as áreas com maior empregabilidade e os cursos que serão tendência em 2020

Ciências Contábeis, Enfermagem, Estética e Cosmética, Engenharia e Gastronomia são ofertados pela Faculdade Novo Milênio, localizada em Vila Velha.

2019 está quase no fim e muitas pessoas já estão fazendo planos para o próximo ano. Um deles é investir na carreira e entrar em um curso de graduação para se qualificar mais para o mercado de trabalho. Entre as áreas de atuação, cinco são tendências para 2020: Ciências Contábeis, Enfermagem, Estética e Cosmética, Engenharia e Gastronomia. Todas contam com cursos ofertados pela Faculdade Novo Milênio, localizada em Vila Velha.


A graduação em Ciências Contábeis, por exemplo, é responsável por formar profissionais habilitados para tratar de assuntos econômicos, financeiros e tributários. O mercado para esse profissional é bastante amplo, podendo atuar como autônomo, empresário de Contabilidade, auditor, consultor, perito, árbitro em câmaras especializadas, executivo e membro de conselhos fiscal e de administração, comitês de auditoria e entidades de classe.

Foto: Divulgação

Sanderson Ricardo Ferreira, por exemplo, é sócio da GRS Contabilidade Ltda e atua como consultor. Para ele, o fato de ter optado por Ciências Contábeis na Faculdade Novo Milênio fez diferença em sua carreira. “Os mestres, doutores e PhDs do quadro docente da instituição não medem esforços para posicionar o aluno dentro do mercado de trabalho, dando exemplos práticos e experiências profissionais aplicadas. Os ensinamentos abordados por eles fizeram com que eu adquirisse uma nova perspectiva dos meus valores pessoais e profissionais”, afirma.

Outra graduação que promete atrair novos alunos em 2020 é a de Enfermagem. Um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisas Aplicadas (Ipea) identificou que a área encontra-se entre as 15 profissões com mais oportunidades formais de emprego. O mercado para o enfermeiro é bastante diversificado, já que o profissional pode atuar em todas as dimensões da saúde, como Gestão, Administração, Assistência e Ensino e Pesquisa. Além disso, em 2018 o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) regulamentou o funcionamento de consultórios e clínicas de Enfermagem e permitiu também a atuação do bacharel em setores como podologia, estética nas práticas integrativas e acupuntura.

O enfermeiro pode atuar em hospitais, clínicas, ambulatórios, maternidades, empresas de planos de saúde, atendimento domiciliar e em programas de educação em vigilância sanitária, surtos e epidemias.

Foto: Divulgação / Novo Milênio

Sabrina Bertoli Rodrigues é bacharel em Enfermagem, especialista em Estética e doutoranda em Ciências Fisiológicas na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Para ela, ter feito o curso de graduação na Faculdade Novo Milênio, onde é professora hoje, foi fundamental para sua carreira. “As diversas experiências adquiridas durante a graduação e o aprendizado junto aos professores contribuíram de maneira significativa para me tornar uma enfermeira competente e comprometida. Ainda durante o curso pude ingressar na iniciação científica e conhecer o universo da pesquisa que faço parte atualmente”, conta.

Foto: Divulgação / Novo Milênio

Já o também professor e ex-aluno da Faculdade Novo Milênio Marcellus Conceição Moreira atualmente é assessor da diretoria do Hospital Santa Mônica, em Vila Velha. “O curso de Enfermagem da Novo Milênio proporcionou que eu descobrisse a minha vocação como profissional da gestão hospitalar. Foi fundamental o apoio dos professores muito bem preparados em cinco anos de muita dedicação e esforço”, ressalta.

Foto: Divulgação

Outra área que está em crescimento é a de Estética. O esteticista é muito procurado por quem deseja ter rosto e corpo bonitos e mais qualidade de vida. Por isso, o curso superior em Estética e Cosmética prepara o profissional para atender os clientes com serviços de excelência, utilizando cosméticos e aparelhos de última geração. O profissional pode atuar em espaços de estética, salões de cabeleireiros, academias e clínicas médicas e também realizar atendimento em domicílio.

Segundo a revista Você S/A, existe expectativa de que a demanda por profissionais da área de Engenharia siga crescendo em 2020. Cargos como os de coordenador de customer service, gerente de operações, engenheiro de aplicação, engenheiro de vendas, diretor de operações, gerente comercial, de planta e comprador estão em alta.

Na Faculdade Novo Milênio, por exemplo, são ofertados os cursos de Engenharia Civil, Elétrica, Petróleo e Produção. Depois de formados, eles poderão exercer a profissão em diversas frentes, como fiscais de obras e coordenadores de projetos em indústrias, escritórios, bancos e na administração de empresas públicas e privadas, além de prestar serviços como consultor. Também podem atuar como professor de cursos técnicos e de graduação.

Já dados divulgados pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) mostram que a graduação em Gastronomia é uma aposta e tanto para quem quer ingressar no mercado de trabalho do setor de alimentação. O curso oferecido pela Faculdade Novo Milênio, por exemplo, possui professores com reconhecimento nacional como chefs de cozinha e donos de grandes restaurantes e cafeterias.

Mais que executar receitas, o profissional agrega valor ao estabelecimento ao oferecer serviços com técnica, segurança e higiene alimentar. O gastrônomo pode atuar em bares, restaurantes, hotéis, hospitais, indústrias e cruzeiros e prestar serviços em eventos ou domicílios.

Foto: Divulgação / Novo Milênio

Um exemplo é Regina Maris, proprietária do Regina Maris Bar e Restaurante, ex-aluna do curso de Gastronomia da instituição. “A decisão mais acertada que fiz em busca dos meus sonhos foi ter escolhido a Faculdade Novo Milênio. Lá encontrei uma estrutura grandiosa e um corpo docente capacitado e pude aprender técnicas essenciais para o meu desempenho na área”, ressalta.

Foto: Divulgação / Novo Milênio

A chef e proprietária dos restaurantes Daju Bistrô e Solaris, Júlia Farias, também lembra com carinho da época que estudou Gastronomia na Faculdade Novo Milênio. “Os dias da graduação estão entre os melhores da minha vida. Sempre que posso volto ao local para rever os professores e funcionários e trocar ideias e conhecimentos. Sempre falo com os alunos que passam por lá para participarem de todas as atividades que a faculdade oferece, porque tudo será muito bem aproveitado no mercado de trabalho”, afirma a ex-aluna.

Foto: Divulgação / Novo Milênio

Para concorrer as bolsas de até *90% de desconto, o candidato deverá se inscrever para o Vestibular do dia 28/11/2019. 

*Consulte edital em nosso site http://www.novomilenio.br/

FACULDADE NOVO MILÊNIO 

Endereço: Av. Santa Leopoldina, nº 840. Coqueiral de Itaparica
Telefone: (27) 3399-5555

Mais informações no site http://www.novomilenio.br/