Exposição 20/20 reflete sobre inquietudes no Museu Vale

Após um criterioso trabalho de desenvolvimento e seleção de obras, o Museu Vale realiza a Exposição 20/20, que celebra os 20 anos do espaço dedicado à valorização da arte contemporânea. São 75 trabalhos de 20 artistas nascidos ou residentes no Espírito Santo, que dialogam e passeiam por artes visuais, literatura, tradição, diáspora, territorialidade, arquitetura, urbanismo, afetos, história da arte e ecologia.

Com a curadoria experiente de Ronaldo Barbosa e Neuza Mendes, respectivamente, diretor e curadora institucional do Museu Vale, a mostra apresenta múltiplas técnicas em trabalhos inéditos: instalações, fotografias, bordados, gravuras, grafite, pinturas, site specific e desenhos. Tudo com o objetivo de marcar a trajetória do Museu, que se consolida como aparelho cultural no Espírito Santo ao longo de duas décadas, sendo um dos mais importantes espaços de valorização da arte contemporânea do país.

De acordo com Neuza, a escolha dos artistas se deu a partir de um portfólio inicial de 50 profissionais, que foram entrevistados e receberam visitas em seus ateliês. “Observamos os caminhos propostos para discutir a arte contemporânea, evitando uma grande exposição temática e priorizando experiências poéticas múltiplas. Privilegiamos a potência, os processos e os contextos criativos que compartilham inquietudes conceituais e estéticas. Os selecionados também têm articulado colaborações e firmado estratégias comuns à produção e divulgação dos seus trabalhos por meio de editais, residências artísticas, bolsas de estudos, curso de graduação em artes visuais e mestrado teórico”, afirma a curadora.

Segundo Neuza, é perceptível a renovação que vem fortalecendo e fomentando a produção das últimas gerações. “Através das formas de se relacionar e habitar o mundo pelo viés estético, os artistas incorporam e comentam a vida em suas grandezas e pequenezas, configuram uma reinvenção da paisagem, na escala de suas ocupações poéticas”, comenta Neuza.

A Exposição 20/20 é composta por obras dos artistas Andréia Falqueto, Bruno Zorzal, Elton Pinheiro, Fernando Augusto, Fredone Fone, Gabriel Borém, Helio Coelho, Jocimar Nalesco, Juliana Pessoa, Leo Benjamim, Luciano Feijão, Luiz Felipe Porto, Miro Soares, Poliana Dalla, Rafael Pagatini, Re Henri, Rick Rodrigues, Sandro Novais, Thiago Arruda e Vilar, e acontece até o dia 25 de fevereiro de 2019. A entrada é gratuita.

Serviço

Exposição 20/20

Até 25/02/2019

Terças a sextas, das 8h às 17h, sábados e domingos, das 10h às 18h

Em janeiro, terças a domingos, das 10h às 18h

Entrada gratuita

Museu Vale – Antiga Estação Pedro Nolasco, s/n, Argolas – Vila Velha/ES

Informações: (27) 3333-2484.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *