Tradição nos casamentos à noite

Conforme prometemos nós continuaremos neste post a falar sobre o look dos noivos. Já tratamos do visual de quem vai se casar durante o dia, num comentário anterior, agora iremos abordar as cerimônias noturnas.

Nosso primeiro guia dos noivos deu o que falar. Agora, as noivinhas fiquem atentas à esta segunda parte, mais clássica.
Os casamentos realizados sob a luz do dia possuem um tom mais descontraído, ao passo que as celebrações noturnas são mais tradicionais, ou seja, protocolares.

Carlos Casa Grande e Jonas nos ternos em tons escuros. Alfaiataria Camargo.
Carlos Casa Grande e Jonas nos ternos em tons escuros. Alfaiataria Camargo.


Para quem escolheu se casar à noite (ou seja, depois das 18 horas) eu diria, que os tons escuros sejam escolhidos e que o noivo se opte pelo terno, ou seja, com paletó, gravata, colete, calça, meias e sapatos (conjunto completo).
A cor preta é básica para este tipo de ocasião, assim como a azul de tonalidade escura. Atualmente, o cinza também tem sido a opção de muitos futuros maridos e também está adequado para as cerimônias noturnas. (como na foto acima e embaixo)

André Martinelli em um terno azul royal para alfaitaria Camargo.
André Martinelli em um terno azul royal para alfaiataria Camargo.

Muita gente me procura querendo se casar como alguma celebridade. É bom que se saiba que é importante você ser o que realmente é e não inventar muita extravagância nesta hora. Brilhos em excesso ou algo muito fora do cotidiano fará você ser lembrando de uma forma negativa pelos seus convidados. lembre-se: MENOS É MAIS!
Os tecidos para o paletó e calça nos casamentos noturnos devem ser a base de lã fria, slim ou semi-slim, com cortes clássicos. Defendo a ideia do uso do terno pela praticidade do traje e para o uso posterior ao casamento. Afinal, todo homem deve ter ao menos um terno no guarda-roupa.

A camisa deve ser branca (de algodão extra ou egípcio, de preferência, que facilitam a absorção do suor em cerimônias que para os noivos duram até oito horas), pois serve de padronização para as fotografias que serão feitas durante a celebração da união do casal e também de uma eventual recepção.

Tradição: Gravata menos chamativas e um lenço do mesmo tom.
Tradição: Gravata menos chamativas e um lenço do mesmo tom.

A camisa pode ter o punho simples ou duplo. Se o buquê de flores remete à noiva, as abotoaduras dão personalidade ao noivo. É melhor que ele escolha a que melhor o acompanhe para a ocasião, embora algumas já venham anexas ao conjunto. Aliás, falaremos das abotoaduras, que voltaram com tudo e continuam um simbolo de elegância e personalidade.

abotoaduras-Tiffany-Co.

abotoaduras-5

Para as gravatas é bom evitar cores gritantes, como a vermelha, por exemplo. Sigo uma linha de raciocínio, de sugestão. Ela não precisa ser branca obrigatoriamente. Porém, pense em todo look. O tom prata é uma boa pedida. Ela deve ser semi-slim (não é uma norma e sim uma sugestão, volto a dizer). Neste caso o colarinho francês deve ser evitado e o nó tem de ser mais robusto, pois o restante da gravata, que ficará sob o colete não deverá ficar amostra e portanto sua ponta deve ficar acima do umbigo e nuca ultrapassar o final do colete.

Gravatas para compor o visual do noivo
Gravatas para compor o visual do noivo

Depois de escolher o terno, colete, abotoaduras, camisa e gravata, é hora de ver o melhor sapato para o casamento. Nunca use um calçado usado para este importante momento na vida de duas pessoas.
Para os casamentos noturnos os sapatos tradicionais, geralmente de couro, devem ser escolhidos. Eles devem ser amaciados na véspera da cerimônia. Basta deixar o calçado em algum lugar que “abra” um pouco o seu interior. Isto serve para evitar desconforto nos pés. Para os baixinhos fica a dica de que existem sapatos com saltos de até 8 centímetros.

Casamento_LuCattani_RodrigoPlaca_22-560x373
Na lapela do paletó você também pode usar uma flor, que pode ser oferecida pela decoração que está responsável pelo evento da festa ou adquirido numa boa floricultura.
O lenço de ceda deve seguir a cor da gravata. Exemplos: gravata cinza, lenço cinza; gravata prata, lenço prateado. É importante que seja colocado um alfinete por dentro do lenço para que ele não deslize durante a festa, principalmente no momento de se cumprimentar os convidados.
Vale lembrar que o lenço é de ornamentação e não deve ser utilizado para enxugar as lágrimas de ninguém. Para estas ocasiões o seu cavalheirismo deve ser demonstrado com lenços de algodão, colocados secretamente dentro dos bolsos de seu paletó.

Lenços personalizados de algodão para os bolsos internos. Usar para oferecer em momento de emoção.
Lenços personalizados de algodão para os bolsos internos. Usar para oferecer em momento de emoção.

Lapela-noivo-flor-
Algumas lojas possuem serviço de alfaiataria. Certifique-se antes de comprar o terno para o seu casamento. É interessante evitar imprevistos. Um terno pode ser comprado com meses de antecedência, pois ajustes sempre acontecerão e é um conjunto padrão. Pesquise sobre a pontualidade e a qualidade dos serviços prestados pelas lojas.
Na próxima postagem falaremos sobre o smoking, que voltou à moda nos casamentos. Casar é uma arte. Organize sua cerimônia. Com nossas dicas você não vai errar. Até a próxima pessoal.

10 Replies to “Tradição nos casamentos à noite

  1. Nossaaaaaaaa amei de coração 😉
    Tipo que lindo o terno azul no André e que maravilha de de dicas de lenço
    acho que vou chorar!
    adorei folha vitóriaaaaaa

  2. Por gentileza poderia me informar qual seria o modelo do sapato mais indicado para um casamento as 20 horas , modelo Derby ou Oxford?
    Casamento AAA

    1. Manzi busque o sapato de couro preto Oxford. Se usar com terno escolha com cadarços. Bicos quadrados estão em alta. Se que quiser usar os mocassins podem também usarem (sapatos fechados) social. Obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *