Os benefícios do açaí

Característico da região norte do Brasil, o açaí é amplamente consumido nos dias atuais e vem conquistando cada vez mais adeptos, principalmente praticantes de atividade física, já que a fruta é um grande repositor energético e possui diversos benefícios.
Pode ser consumido na tigela, como sorvete, suco ou geléia, agradando vários tipos de consumidores e esse consumo garante boa quantidade de vitaminas e antioxidantes, que atuam na eliminação dos radicais livres e desempenham outras funções.

O super alimento
O açaí vem sendo objeto de várias pesquisas científicas e todas o apontam como um alimento com elevado valor nutritivo, pois é rico em proteínas, gorduras, vitamina B1, C e E, minerais como cálcio, fósforo, ferro e potássio, além de fibras alimentares que auxiliam no bom funcionamento do intestino.
Apresenta 19 aminoácidos diferentes em sua composição, garantindo boa quantidade de proteína. Possui ainda grande quantidade de lipídeos (mais da metade de sua composição), sendo 60% de Ômega 9, ácido graxo monoinsaturado e 12% de ácido graxo poliinsaturado,  que comprovadamente,  auxiliam na redução dos níveis do LDL (colesterol ruim), enquanto aumentam os níveis do HDL (colesterol bom), além de terem participação no transporte e absorção de vitaminas lipossolúveis.

Poderosa função antioxidante

A cor roxa característica da fruta se dá por pigmentos que são poderosos antioxidantes, chamados antocianinas, que também estão presentes na uva, porém no açaí a concentração desta é 33 vezes maior.
A antocianina é relacionada com a prevenção de doenças cardiovasculares. Este efeito é associado ao aumento da biodisponibilidade do óxido nítrico, atuando como vasodilatador e anti-hipertensivo.
Apesar da antocianina ser o principal antioxidante do açaí, a fruta possui outras substâncias com funções similares como os fitoesteróis (B-sitosterol, campesterol e sigmasterol) e polifenóis.
Algumas pesquisas sugerem que essas substâncias mediam os efeitos deletérios do envelhecimento do comportamento e das funções neuronais, sendo associadas com a prevenção e atraso da progressão de algumas doenças do envelhecimento, como o Mal de Alzheimer. Esses antioxidantes poderiam evitar a criação de peptídeos beta-amilóides, presentes no cérebro e associados a uma neurotoxina que está ligada ao Alzheimer.

Contra o Câncer
Recentes estudos da Universidade da Flórida publicados no “Journal of Agricultural and Food Chemistry” mostraram que o açaí é capaz de destruir células cancerosas (leucemia) em laboratório, devido à ação dos seus antioxidantes, porém, são necessários estudos mais conclusivos para afirmar essa condição de destruição celular no corpo humano, já que alguns fatores podem interferir nesse processo, como a absorção de nutrientes, metabolismo e influência de outros processos bioquímicos, que podem influenciar na atividade dessas substâncias.

A Qualidade do produto
Recentemente foram notificados diversos casos de pessoas infectadas com a Doença de Chagas após o consumo do suco de açaí do Amazonas.
A relação da doença com o suco é que o barbeiro, hospedeiro do protozoário causador da doença, faz ninho nas folhas ou nas próprias frutas do açaizeiro e quando a colheita é realizada, o inseto é levado junto às frutas e triturado na produção da polpa.
Portanto, antes de consumir a polpa ou o suco, é necessário se certificar da procedência do produto e se houve pasteurização, já que esse processo destrói o agente causador da doença. No caso de dúvida, melhor evitar o consumo.

Nutritivo, mas calórico

Muitas pessoas não consomem a fruta por considerá-la calórica e inimiga das dietas. De fato é uma fruta calórica, já que 100g contém cerca de 250 kcal, porém, o que torna perigoso para quem deseja perder peso, está nos aditivos (xarope de guaraná) e complementos utilizados (mel, granola, confeitos, leite em pó, entre outros). Portanto, a melhor forma de consumir a fruta é não exagerando na quantidade dos acompanhamentos, pois quanto maior a quantidade destes na composição, além de aumentar a quantidade de calorias, diminui a concentração da fruta e consequentemente, os seus benefícios.
Não existe uma freqüência indicada para o consumo do açaí, devendo levar em consideração a dieta de cada pessoa e prática ou não de atividade física. Dessa forma, o açaí pode e deve ser consumido mesmo para quem necessita perder os quilinhos extras, porém, dentro de um plano alimentar específico.
Com moderação e bom senso, é possível desfrutar de todos os benefícios nutricionais desse poderoso alimento brasileiro sem colocar o peso em risco.

Um comentário em “Os benefícios do açaí”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *