As cores e os benefícios dos alimentos

Os nutricionistas sempre ensinam, uma alimentação saudável pede um prato bem colorido. Veja abaixo os benefícios que cada cor de alimento oferecem a nossa saúde.

Verde

Este grupo é recomendado você consumir diariamente em suas refeições.
Verduras com folhas verde escura, possuem uma alta concentração de Vitamina B, que são muito importantes para combater doenças do coração. Alguns alimentos dessa categoria: espinafre, nabo verde, mostarda e alfaces.
Outras verduras como o brócolis e a couve de Bruxelas, contêm sulforafane, que é um fitoquímico muito potente encontrado em todas as verduras, este tipo de alimento são capazes de desintoxicar cancerígenos antes que eles prejudiquem o corpo.

Vermelho

Este grupo, são os grupos que são ricos em licopeno, que é o carotenóide, que pode oferecer ao corpo, proteção contra o câncer de próstata.
Você poderá encontrar o licopeno em alimentos como as pimentas vermelhas, melancia, toranja cor-de-rosa ou vermelha, e claro, os tomates. Uma dica é cozinhar os tomates vermelhos, isso porque os tomates vermelhos possuem níveis muito maiores de licopeno comparando com os tomates crus.
O repolho vermelho é rico em Vitaminas C e K, que tem todos os benefícios anticâncer, assim como como em outras verduras vermelhas.

Laranja

As frutas e verduras com tons alaranjados, são muito ricas em beta-caroteno, substancia que tem como principal característica prevenir o câncer do pulmão, esôfago e estômago.
Este grupo também minimiza algumas doenças do coração e aumentam o sistema imunológico de nosso corpo.
Os alimentos com maior concetração de beta-caroteno deste grupo são as cenouras, batatas doces, mangas, abóboras e laranjas.

Roxo

Este também é um grupo que tem como principal característica, combater o câncer. Outro benefício para o nosso corpo, é a prevenção de doenças do coração, através da Luteína, um carotenóide encontrado em mirtilos.
Alguns alimentos do grupo Roxo são as uvas, mirtilos, ameixas, e berinjelas.

Branco

Este também é um grupo muito importante que deve ser ingerido em nosso dia a dia. Este grupo é representado pelas batatas, feijões brancos, couve-flor, cogumelos, bananas, cebolas e alho.
As batatas são muito ricas em potássio, as bananas ricas em Vitaminas B6 e C, feijões brancos são ricos em fibras e proteínas, os cogumelos Vitamina D, cebolas e o alho são importante para combater doenças do coração e também a prevenção do câncer.

Marrom

Esta categoria é praticamente dominada pelos feijões e lentilhas. De todos os vegetais, estes dois alimentos são os que possuem os maiores níveis de proteína, e ainda proteínas de alta qualidade.
As lentilhas são muito ricas em manganês, cobre, fósforo, magnésio, ferro, potássio, e Vitamina B1.

2 Respostas para “As cores e os benefícios dos alimentos

  1. Antigamente minha refeição era sem cor e Nutrientes. Mas agora, depois desta reportagem super interessante, vou me dedicar a comer mais cores! Pois precisamos unir este mix e realizar uma refeição saudável.
    Parabéns pela matéria!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *