Dia do Chef: O que eles comem em casa?

 

Eles são os responsáveis pelos saborosos e belíssimos pratos que degustamos nos restaurantes, pizzarias e hotéis, entre outros. São os chefs de cozinha, que comemoram seu dia internacional nesta terça (20). Com tantos reality shows de culinária, a profissão está cada vez mais em alta e glamourizada. No entanto, nada é só glamour. Eles não aparecem, mas ficam nos bastidores do corre-corre da cozinha para entregar à mesa a sua obra prima. Mas será que eles têm a mesma preocupação com a estética e seleção dos ingredientes ao preparar um almoço em casa para as famílias? Afinal, o que será que eles comem em casa?

A chef contemporânea Anna Arreguy, praticante do conceito de “comida de verdade”, da culinária multiétnica e apaixonada pela cozinha tailandesa, comanda o Vitória Oriental Buffet ao lado do marido, o sushi chef Marcus Arreguy. A dupla, que já atua na área há aproximadamente 15 anos, assume que em casa a história é bem diferente. A culinária oriental faz parte do trabalho, mas, em casa, eles gostam mesmo é do Be-a-Bá da cozinha. “Arroz branco, feijão, alguma proteína e salada bem colorida. Sem dúvidas, esta é a melhor comida do mundo. Gosto de tudo muito colorido, amo a cebola roxa, por exemplo”, contou Anna. Como formam um casal de chefs, Anna conta que eles se revezam no preparo da comida. “Somos parceiros também em casa, portanto, sempre revezamos na cozinha, além de que os filhos também cozinham muito bem”, contou.

Já o chef Danillo Amaral, do Capri Italiano Contemporâneo, afirma que leva para casa o mesmo cuidado com o preparo dos pratos que tem no restaurante, mas que, em casa, também prefere uma comida mais simples. “Em casa também tenho a mesma preocupação na hora de selecionar os ingredientes. Para as refeições, nada muito sofisticado, mas há exceções. Tem épocas que faço o carbonara toda semana porque meu filho adora”, conta. Já sobre o seu prato preferido, o chef não titubeia. “Arroz com bastante alho, feijão carioquinha com linguiça, carne seca e bacon, farofa de manteiga e ovo caipira frito com a gema mole”, disse.

Danillo Amaral
foto: Ari Oliveira

A empresária Cirlei Benincá, proprietária do restaurante Don Benin, em Nova Venécia, cozinha desde os 12 anos de idade e vem de uma família grande de italianos. Sendo assim, os almoços em casa eram quase sempre para 15 pessoas. “Nós sempre fazíamos comidas diferentes. Minha mãe e irmãs mais velhas cozinham divinamente bem. Para melhorar, me casei com descendente de libanês com português e a família do meu marido também cozinha bastante. Então fui aprendendo um pouco com cada um. Adoro cozinha porque une pessoas e isto me deixa muito feliz”, ressaltou. De acordo com Cirlei, o que mais gosta de fazer em casa são os pratos preferidos dos filhos e marido. “Minha filha adora camarão, meu filho ama filé mignon e meu marido gosta de dobradinha ou carne seca”, enfatizou.

_Cirlei Benincá_1
foto: Vinnícius Ronconi

Saiba o que faz um chef de cozinha

O chef de cozinha é o profissional responsável pela seleção dos ingredientes, pela preparação dos pratos, pela combinação dos sabores e pela sua apresentação. É de sua responsabilidade manter a ordem e a higiene na cozinha, além de coordenar seus auxiliares no preparo dos pratos.  Para ser chef, é necessário que o profissional tenha responsabilidade, higiene, criatividade, liderança, entre outras características.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *