Leve e super saboroso: Gratinado de brócolis e couve-flor

Ingredientes:

2 brócolis
2 couve flor
200g de queijo
1 1/2 de chá de tomates cereja
4 ovos
3 xíc de chá de leite
3/4 de xíc de chá de farinha de trigo/ ou farinha de aveia se preferir
1 colher de chá de azeite
1 1/2 de chá de sal
Noz moscada ralada na hora a gosto
Pimenta do reino moída na hora a gosto

Modo de preparo:

1- Pré aqueça o forno a 180 graus. Escolha um refratário redondo de cerca de 30cm de diâmetro.
2- Lave e seque os tomates, brócolis e couve flor. Descarte as extremidades e corte o brócolis e couve flor em meia lua. Com a ponta de uma faquinha parta os legumes, corte um X na base de cada tomate. Esprema delicadamente cada um para extrair o liquido e as sementes.
3- Corte o queijo minas em cubinhos em cerca de 1cm. Reserve.
4- Leve ao fogo médio uma frigideira, de preferência antiaderente, para aquecer. Regue com 1/2 colher de chá de azeite e acrescente metade da couve flor e brócolis. Tempere com sal e pimenta do reino moída na hora a gosto e deixe dourar por cerca de 2 minutos de cada lado.
Transfira a couve flor e brócolis douradas para um prato, regue a frigideira com o restante do azeite e repita com a outra metade.
5- Numa tigela, quebre um ovo de cada vez e transfira para outra tigela maior, se um estiver estragado, você não perde toda a receita. Acrescente a farinha aos poucos, misturando com o batedor de arame para não empelotar. Misture o leite e tempere com sal, pimenta do reino e noz moscada moída na hora.
6- Distribua os tomates cereja, as fatias do brócolis e couve flor, e os cubos de queijo no funfo do refratário. Cubra delicadamente com a mistura de ovos. Leve ao forno para assar até estufar e dourar, por cerca de 30 minutos. Retire do forno e sirva a seguir.

*Receita ensinada pela chef Duka Machado no programa Fala Espírito Santo, no dia de 25 de outubro de 2021

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *