Achou o livro novo?

Uma das mais tradicionais brincadeiras infantis é o esconde-esconde. O livro “Achou?” da escritora e ilustradora Aline Abreu, que a Companhia das Letrinhas está lançando neste mês, é como se fosse um grande esconde-esconde em papel.

Pensado para os leitores da primeira infância, de zero aos três anos, o livro faz uso de rimas divertidas para incentivar o leitor a mergulhar nas imagens e descobrir o que está escondido em suas páginas.

Ao abrir o livro, começamos a acompanhar o trajeto das formigas e, então, vamos encontrando uma profusão de bichos: elefantes, jacarés, ursos, etc. Mas tem também muitos bichos escondidos esperando que os leitores os encontrem, como um tucano muito sabichão, uma gata dorminhoca, um cachorro meio esquecido, um pinguim que perde a hora, entre outros. Para ajudar às crianças, o livro só pergunta: achou?

A proposta de explorar o livro de diversas formas, interagir com ele e brincar é parte do que a autora Aline Abreu considera boa literatura para a primeiríssima infância.

“O que eu busco é um livro que promova uma exploração – seja tátil, visual, auditiva (pela sonoridade do texto) – e que tenha uma proposta que vá engajar a criança. Ela entende que ali tem uma proposta para uma brincadeira, para um jogo que tem uma regra, que vai ser apresentada para que ela possa participar ativamente dessa leitura”, comenta Aline.

As cores e os traços aguçam o olhar curioso, e levam a uma observação mais demorada, disposta a descobrir não só o que está sendo proposto no texto, mas o que está sob as camadas de sentido que a narrativa entrega.

A autora conta que foi deixando algumas “surpresas” nas cenas para próximas leituras e para possibilitar uma investigação da narrativa ao longo do tempo.

No final do livro, Aline Abreu faz um convite bem-humorado para a repetição da leitura, outro ponto comum na mediação para bebês e crianças pequenas, que sempre gostam de reler muitas vezes trechos e obras.

 

Serviço:

Achou?

Texto e ilustrações: Aline Abreu.

Selo: Companhia das Letrinhas.

Páginas: 32.

Formato: 25 x 20,5 cm.

Acabamento: brochura com cantos arredondados.

Idade recomendada: a partir de 0 ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *