Dicas simples para estimular a leitura

O dia 18 de abril é o Dia Nacional do Livro Infantil. A homenagem é ao pai da literatura infantil brasileira, o escritor Monteiro Lobato, que nasceu nessa data. Celebremos a leitura, essa ferramenta tão importante para o estímulo à imaginação, à ampliação do conhecimento de mundo, ao desenvolvimento de habilidades orais e expressivas, e ao letramento. De acordo com a coordenadora da Educação Infantil do Centro Educacional Leonardo Da Vinci, Maria Telma Berno Mattos, despertar o interesse e ainda tornar a prática da leitura cercada de entusiasmo desde a infância é possível com ações simples.

Coordenadora Maria Telma Berno Mattos

A primeira dica é apostar na onipresença da leitura. “Livros e até caixas de textos precisam estar acessíveis nos espaços de circulação das crianças, pois o contato visual atrai a curiosidade. Elas também não devem ser impedidas de manusearem as obras, apenas orientadas a cuidarem bem delas. Para evitar acidentes, escolha livros de materiais mais resistentes para os menores. Se mesmo assim eles acontecerem, convide e ajude a criança a consertá-lo. Além disso, nunca associe a leitura a situações desagradáveis, como quando ela está sendo corrigida”, sugere.

Outra estratégia, que deve ser colocada em prática após o necessário isolamento social atual, é a criação de grupos de leitura para troca e discussão sobre livros e a realização do chamado amigo-livro. “A ação pode ser feita entre amigos do condomínio ou primos ou em datas comemorativas, como o Natal. Ensinar os filhos a presentear com livros também é uma forma de valorizar a literatura e estimular que a roda de amigos próximos tenha o hábito de ler”, comenta.

Telma lembra ainda que as crianças aprendem pelo exemplo. Portanto, ver os pais lendo em casa ou lançando mão de um livro para passar o tempo é um bom incentivo. “No ambiente familiar também é possível promover momentos de contação de histórias e estimular que as crianças encenem o que ouviram ou que adolescentes leiam os livros após assistirem os filmes baseados neles. Tudo isso rende bons papos em família, aumenta os vínculos e a integração e ainda incrementa o desejo de sempre criar novos repertórios, lendo mais e mais”, aposta a coordenadora.

A seguir, Telma indica obras em português e inglês para diferentes faixas etárias. Confira:

 

2 a 3 anos:

Meu primeiro livro de palavras – Editora Todolivro

Ver, tocar, sentir – Editora Catapulta

Sítio do Seu Lobato – Ciranda Cultural

Aska’s animals by Warabe Aska

Tacky the penguin by Helen Lester

I love you forever by Robert Munsch

 

3 a 4 anos:

O leão e o ratinho (Fábulas ilustradas) – Mauricio de Sousa

Quando me sinto sozinho – Trace Moroney

Bom dia, todas as cores! – Ruth Rocha

Me and my amazing body by Joan Sweeney

All by myself (Little Critter) by Mercer Mayer

Earth day every day by Lisa Bullard

 

5 a 6 anos:

O menino que aprendeu a ver – Ruth Rocha

Coleção Mico Maneco – Ana Maria Machado

Coleção Estrelinha – Sônia Junqueira

The cat and the hat comes back

If you give a moose a muffin

Oh, the places you’ll go

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *