Capixabas assumem a liderança e se destacam no mercado do Espírito Santo

Compartilhe esta notícia

Ela tem força, ela tem sensibilidade, ela é guerreira. Ela é uma deusa, ela é mulher de verdade… 🎵
Chorão

Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta segunda (8), traz à tona assuntos importantes. Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper) houve uma evolução na proporção de mulheres que ocupam cargos de liderança, mas ainda é lenta. Atualmente elas ocupam 26% dos cargos de diretoria nas empresas e a estimativa é de que leve pelo menos 59 anos para que o país conquiste a igualdade de gênero no mercado de trabalho. Indo contra as estatísticas, em terras capixabas mulheres quebram barreiras e assumem posições de liderança desafiando tabus ao ocuparem ambientes tipicamente predominados por homens.

Exemplo disso é o de Luzia Rosa da Silva, de 39 anos, que lidera uma equipe de pedreiros e motoristas em uma central de tratamento de resíduos. Encarregada de Infraestrutura, Luzia é responsável por realizar manutenções prediais. Além disso, ela atua na função de instalação de estruturas metálicas.

“Sou responsável por realizar manutenções em infraestruturas prediais. Entre as minhas funções estão, a liderança de pedreiros e motoristas, além de práticas de marcenaria e instalação de estruturas metálicas. Para ganhar meu espaço e ser respeitada, tive que mostrar a minha capacidade e provar que sou habilitada para exercer o meu cargo. Não foi fácil, no entanto, sou apaixonada pelo o que faço”

Ainda de acordo com Luzia, a experiência no mercado de trabalho a inspirou a ir além e encontrou no curso de Engenharia Civil o caminho para se qualificar ainda mais.

“Gostaria de dizer para as mulheres que tenham coragem, imponham-se e nunca desistam, pois a presença masculina pode ainda ser maior, mas podemos mostrar todo nosso talento da mesma maneira. Hoje, tenho a oportunidade de trabalhar em uma posição em que no mercado a maioria que assume é formada por homens – e me sinto realizada e respeitada profissionalmente por toda a minha equipe”.

Mulheres na liderança impulsionam faturamento

De acordo com estudo McKinsey Study, companhias com mais mulheres na liderança, quando comparado com a média da indústria, vê um resultado operacional 48% maior e uma força de crescimento no faturamento 70% maior. No mundo corporativo, o cenário não é diferente e existem benefícios estratégicos na conquista da igualdade de gênero nos quadros das corporações. De acordo com uma pesquisa da McKinsey, empresas com mulheres em cargos de liderança têm 21% a mais de chances de ter desempenho financeiro acima da média.
Mirela Souto é um exemplo de como as mulheres podem impulsionar os negócios! Ela ocupa um cargo de liderança em uma empresa capixaba pioneira em soluções de resíduos para preservar o meio ambiente. Mirela começou atuando na área administrativa e hoje é gestora de comunicação e imagem da organização. É ela a responsável pela estratégia de comunicação da empresa, que participa e organiza eventos, congressos e reuniões voltadas para a temática de meio ambiente e resíduos, além de representar a instituição e realizar a gestão de diversos stakeholders, sobretudo na área socioambiental.
Mirela Souto

“Eu encaro minha participação como uma forma muito construtiva. O grande diferencial  é sim gostar do que eu faço, mas sobretudo ter um propósito de vida envolvido nesse processo. É fazer da forma certa, deixar um valor para as gerações futuras. Gosto de trazer para a comunicação esse entendimento da importância do meio ambiente e o quanto é fundamental para a nossa vida, gosto da tarefa de sensibilizar as pessoas e compartilhar conhecimento. Foi assim que pude contribuir para o crescimento da empresa e seu reconhecimento no mercado. Como  mulher, sei que são muitas barreiras para transpor e chegar a uma posição de liderança, mas no contexto global, percebo que estamos evoluindo e quebrando paradigmas ao ocupar posições que até então não conseguíamos”.

Que exemplo de mulheres! 😍 Feliz dia para todas nós!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *