Para assistir em casa: Festival Nacional de Teatro de Guaçuí começa neste domingo

Compartilhe esta notícia

Para os apaixonados por teatro, começa neste domingo (16) e segue até o próximo sábado, dia 22, o 21º Festival Nacional de Teatro de Guaçuí, por meio do grupo teatral Gota, Pó e Poeira. Os espetáculos acontecerão online para que você curta no conforto de sua casa! 😍

O evento dá autenticidade ao hábito da população da região do Caparaó em prestigiar os espetáculos que se apresentam no festival desde o ano 2000. E  ao mesmo tempo em que conhece as diferenças culturais de cada região brasileira, seja do Nordeste, do Sudeste, do Norte ou do Sul do país, o festival ainda incentiva artistas das artes cênicas, aproximando o público dos grupos e os grupos das aspirações do povo. Que demais!

Segundo os organizadores do evento, além dos espetáculos teatrais o público contará com outras manifestações artísticas como a dança, fotografia e a música. 🥳🤗

O festival propõe mais uma vez o prosseguimento dessa política de integração comunidade-artista-teatro, sendo um impulso permanente e necessário a atingir um amadurecimento teatral, partindo do município de Guaçuí, através do grupo teatral Gota, Pó e Poeira, com apoio da Secretaria de Estado da Cultura e da Prefeitura Municipal de Guaçuí, e neste ano especificamente, da Lei Aldir Blanc de apoio à cultura de forma emergencial.

Um enriquecimento cultural ao público e aos envolvidos nas oficinas e espetáculos! Assim será o festival, que consolida um dos pontos de referência de cultura no Espírito Santo.

Mantendo seu formato dos anos anteriores, o Festguaçuí deste ano recebe trabalhos adultos, para infância e juventude, e de rua, além de exposições, debates e oficinas. O evento de abertura fica por conta do espetáculo “Abajur cor de carne”, do Coletivo Emaranhado, de Vitória.

A mostra opta em 80% neste ano por montagens do Espírito Santo, contemplando o Sul do estado, a Região do Caparaó, o Norte,a Grande Vitória, e ainda espetáculos convidados de outras partes do Brasil: São Paulo, Rio de Janeiro, Paraíba e Minas Gerais, selecionados no ano passado, tendo em vista a inscrição do Festival no edital de Artes Integradas da Lei Aldir Blanc, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura.

Todos os dias, nas diversas sessões, o festival promete movimentar o cenário cultural da cidade de Guaçuí. “O importante é que mesmo diante da necessidade de distanciamento, a arte continue sendo produzida e o teatro não deixe de estar no cotidiano dos moradores de Guaçuí e de todos que amam o Festival”, destacou o organizador do evento Carlos Olla.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO 🎭

  • DIA 16 DE MAIO – DOMINGO

20H – ABERTURA OFICIAL

20H15 – ABAJUR COR DE CARNE – Coletivo Emaranhado – ES

  • DIA 17 DE MAIO – SEGUNDA FEIRA

14H – QUIXOTE – Cia Canta Circo – SP

20H – UM CERTO LAMPIÃO – Grupo de 4 no Ato– RJ

  • DIA 18 DE MAIO – TERÇA FEIRA

14H – A ÁRVORE – Boyásha Trupe de Teatro– ES

18H – AS MALDITAS, ESSAS GÊMEAS NÃO SÃO FLOR QUE SE CHEIRE – Cara Dupla Coletivo de Teatro – PB

20H – TERROR E MISÉRIA – Laboratório de Montagens Cênicas: Epicentro – ES

  • DIA 19 DE MAIO – QUARTA FEIRA

14H – CONTOS DE COR –  Cia Mais Um Ponto, Mais Um Conto – ES

17H – NEM TUDO SÃO AMORES –  Cia de Teatro Homônimos Perfeitos – ES –

20H – A MAIS FORTE – Boyásha Trupe de Teatro– ES

  • DIA 20 DE MAIO – QUINTA FEIRA

10H – A REFEIÇÃO – Cia Tramp de Palhaços – SP

14H – ESTAÇÃO TORRETE – Ovorini Carpintaria Cênica  – MG

20H – O MUNDO ASSOMBRADO – Cia Nós de Teatro – ES

  • DIA 21 DE MAIO – SEXTA FEIRA

14H – A NOITE ILUMINADA- Cia Junco  – ES

16H – DOSE DUPLA –  Lacarta Circo Teatro  – ES

20H – ETERNAMENTE BIBI – Cara Dupla Coletivo de Teatro – PB

  • DIA 22 DE MAIO – SÁBADO

10H – ARIANO – O CAVALEIRO SERTANEJO   – Os Ciclomáticos Companhia de Teatro – RJ

14H – AS MALAS QUE CARREGO – Cia Teatral JC – ES

20H – OS SACRILÉGIOS DO AMOR – Grupo de Teatro Gota, Pó e Poeira – ES

21H  – CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO E ENCERRAMENTO.

SERVIÇO

Transmissão pelo YouTube doGrupo Teatral Gota, Pó e Poeira
Haverá exposição na Galeria Zélia Viana de Aguiar.

  • Todas as atrações seguirão todos os protocolos sanitários vigentes da  covid.

O festival é coordenado pelo grupo teatral e ponto de cultura Gota, Pó e Poeira, e tem o apoio da Prefeitura Municipal de Guaçuí (Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes), da Lei Aldir Blanc e da Secretaria de Estado da Cultura através do edital de Artes Integradas.

Todo cuidado com as companhias de teatro e equipe técnica será tomado durante todo o festival. Todos usarão máscaras e de álcool em gel. Além disso terá medição de temperatura, entre outras medidas.

Você não pode ficar de fora. Vai ser lindo! 😍

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *