Brasil disputa o Bocuse d’Or a Copa do Mundo da Gastronomia

O Chef Luiz Filipe Souza é o representante brasileiro que vai ao México disputar a etapa continental do Bocuse d’Or , a Copa do Mundo da Gastronomia,  esse evento é realizado a cada dois anos e os melhores desta fase garantem vaga na final que será realizada na França em 2019.  

Luiz Filipe Souza se divide entre ser chef-proprietário do badalado Evvai e treinar o dia inteiro para representar o Brasil no Bocuse d’Or do México.

Essa etapa é como se fosse a semifinal de uma competição que dura quase dois anos, na disputa ele vai enfrentar 12 países que concorrem a 05 vagas.

“É muita responsabilidade representar o País, num concurso em que a Gio (Giovanna – representante brasileira no ano anterior)  ficou com o ouro. E é muito importante ir a Lyon, para continuar esse trabalho pela nossa profissão”, diz ele, que nas últimas semanas toca uma rotina de 14 a 16 horas por dia entre os treinos e as passadas no restaurante Evvai, onde dois subchefs dão suporte.

Antes de ganhar a vaga para o México há duas semanas, ele já tinha disputado em 2015 a etapa nacional contra a própria Giovanna. À época, ele trabalhava como braço-direito do chef Salvatore Loi, que era seu treinador.

O Chef Luiz tem formação em gastronomia pela universidade Anhembi Morumbi e conheceu Loi durante seu estágio no Fasano, em 2007, quando tinha 18 anos.  Em sua trajetória passou pelos restaurantes Girarrosto, Loi Ristorantino e Salvatore Loi, que virou Evvai em julho de 2017 após cinco dias de reforma.

O Bocuse d’Or é considerado o maior concurso da gastronomia em todo mundo e foi idealizado pelo falecido Chef Paul Bocuse com o objetivo de revelar novos talentos e valorizar a gastronomia mundial.

Em 2008 passei 30 dias gravando pela França e nesta ocasião conheci o Chef Paul Bocuse e tive o prazer de passar alguns dias em seu restaurante desfrutando de seu conhecimento e apreciando seu amor e pela gastronomia.

Fica aqui minha torcida e com certeza de todos os brasileiros para que o Chef Luiz possa ter um ótimo resultado em mais essa etapa. Fica também o desejo de que a gastronomia brasileira alcance o reconhecimento mundial a qual ela merece, pois somos um país riquíssimo em sabores e saberes culinários.

Pra frente Brasil. Saudações Gastronômicas!

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *