A Carne de cordeiro, além de ser uma delícia é um alimento rico em vitaminas e minerais

A carne cordeiro é ainda considerada exótica por muitas pessoas, ela possui uma característica peculiar de sabor, maciez e textura.

Apesar de conseguir atingir somente um nicho específico de consumidor, isso está se ampliando e assumindo um papel de destaque no menu de diversos restaurantes, tanto na culinária nacional quanto internacional.

A qualidade da carne ovina se destaca em decorrência de seu valor nutricional, por possuir um teor de ácidos graxos saturados menores que a carne de bovino e por ser comercializada na forma de cortes especiais.

As pesquisas recentes sobre o mercado consumidor de alimentos têm identificado novos hábitos, visto que a composição familiar atual se modificou, o número de pessoas nas famílias tem sofrido redução, exigindo do mercado adequações na oferta dos produtos.

Antigamente encontrávamos o cordeiro separado basicamente nos cortes: pernil, paleta, costela e lombo, já atualmente esses cortes não se adequam ao novo perfil de consumidor, já que o número de pessoas que participam das refeições é menor, além do fato de a acessibilidade a mercados, boutiques de carne e açougues facilitarem a aquisição de produtos frescos.

Essa carne é caracterizada por ser mais macia e rosada, e por possuir textura lisa, consistência firme e quantidade de gordura adequada, sendo que esta gordura é rica em ácidos graxos monoinsaturados que ajudam a reduzir os níveis de colesterol ruim no sangue, LDL (Osório et al., 2009). A carne de cordeiro apresenta teor de proteína magra entre 25 – 26 %, após passar pelo cozimento. Possui uma fonte de proteína de alta qualidade e contém todos os aminoácidos essenciais necessários para o crescimento e manutenção do corpo. A carne de cordeiro também é uma alta fonte de vitaminas e minerais.

O pescoço de cordeiro, também conhecido como neck é um corte ainda pouco conhecido pelos brasileiros, o pescoço de cordeiro é um corte versátil no modo de preparo. Essa carne é muito utilizada no preparo de ragu, hambúrguer, recheio de massas ou até mesmo refogada.

É uma carne muito saborosa, de preço acessível e sem dúvida uma sugestão muito bacana para você surpreender o pessoal de casa.

PESCOÇO DE CORDEIRO COM MOLHO DE CERVEJA E MAIONESE DE BATATA.

  • 01 pct de pescoço de cordeiro Bem Brasil
  • 100 g cebola picada
  • 50 g salsão picado
  • 50 g cenoura picada
  • 300 ml cerveja escura
  • 01 col de manteiga Crioulo
  • 500 g batata caseira Bem Brasil
  • 150 g maionese
  • 01 und limão
  • Alecrim a gosto
  • Sal e pimenta do reino a gosto

 

MODO DE PREPARO

  1. Tempere o cordeiro Bem Brasil com sal e pimenta do reino.
  2. Coloque a carne de cordeiro Sempre Amigo em uma panela de pressão e grelhe dos dois lados até dourar.
  3. Junte a manteiga, a cebola, a cenoura, o salsão e refogue por mais 2 minutos.
  4. Adicione a cerveja e alecrim a gosto.
  5. Tampe a panela e cozinhe por 15 minutos, observe o tempo a partir do momento que pegar pressão.
  6. Cozinhe a batata caseira Bem Brasil na água por 04 minutos, junte a maionese e umas gotinhas de limão.

Aproveite a receita, pode preparar que é bom demais.
Saudações Gastronômicas!

 

COLINA ALIMENTOS

Empresa referência em distribuição de alimentos perecíveis. Atendemos todo o estado do Espírito Santo. Conheça mais sobre a nossos serviços.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *