“CANCELAMENTOS” na quarentena

Luciana Turino

Você já ouviu falar sobre cancelamento ou exposed? Já escutou a frase: “Fulano está cancelado!” Pois bem, esse termo vem ganhando força dentro das redes sociais. O objetivo é “isolar” determinada pessoa por uma atitude negativa, geralmente errada. Assim, a onda de deslike e unfollow começa. Isso acontece com os artistas, influenciadores e marcas poderosas. Casos como o da influenciadora Gabriela Pugliesi, que deu uma festa no meio de uma pandemia, ou até de políticos como o ex-ministro da Justiça, Sérgio Moro, que saiu do Governo Federal e perdeu milhares de seguidores. Também temos a rainha do cancelamento, a cantora Anitta. E será que esse movimento é certo ou que esse castigo gera algo positivo? Chamamos o psicólogo Franck Leal para decifrar essa era e suas consequências psicologicamente e financeiramente para os astros. Confira...

*Por, Franck Leal

Neste período de quarentena, a internet e as redes sociais vêm trazendo muitos benefícios para uma grande parte da população. Adaptar-se, adotar novas estratégias de comércio, se reinventar no mercado de trabalho tem sido cada vez mais comum é  também a saída para salvar ou começar algo.
Mudanças na rotina como passar a trabalhar em home office, aulas on-line, e um novo modelo virtual de se relacionar também é vivido por aqui.  Porém junto com toda essa demanda existe o outro lado nas redes que pode desencadear sofrimento mental,como por exemplo, o cancelamento virtual e expositis.

 

O Psicólogo Franck Leal,explica os movimentos que ganham força na internet no período de isolamento social.


So
mos avaliados diariamente por outras pessoas. Quando temos uma exposição negativa na internet perdemos totalmente o controle sobre a proporção da informação e até aonde essa repercussão negativa pode chegar e nos afetar.

Em certa medida as redes sociais se tornaram uma espécie de tribunal, que julga, sentencia e executa a sentença e ser ‘cancelado’, excluído tornar-se cada vez mais frequente.

“Canceladores”  podem se tornar críticos demais e intolerantes, criticados podem sentir abandono, desprezo e desconsideração.

 

A cantora Anitta, vive sendo cancelada e a mesma já brincou com toda essa situação. Mas, ela se incomoda um pouco com a crueldade de alguns comentários.


Q
uando uma pessoa tem maior visibilidade nos canais digitais o alcance de suas falas é ainda maior, porém tratando-se de julgamento nenhuns de nós escapamos. O Cancelamento virtual pode causar grande impacto psicológico, como por exemplo, ficar deprimido, sentir-se culpado, inseguro.

 

 

O ator e cantor Arthur Aguiar está no meio de um furacão. Sua ex-esposa a coach Mayra Cardi fez um vídeo expondo um relacionamento pra lá de abusivo. Foto: Instagram Gossip do dia.

 

A dica é manter o equilíbrio emocional, dar carinho a nós mesmo, procurar, apoio de quem você ama, evitar as redes sociais por alguns dias, não alimentando polêmicas e assim protegendo sua saúde mental.

 

Sobrou, até para ala “política”: O ex-ministro Sérgio Moro não escapou dos eleitores fiéis do atual governo. O que era super herói, hoje ganha vários outros adjetivos. Mas, mantendo firme seu espaço conquistado.

 

A política do cancelamento é pouco eficaz para apontar erros, afinal todos nos cometemos, mas nem todos são cancelados. Abrir espaço para o dialogo e troca de opiniões e saberes é mais eficaz do que o cancelamento.

 

A digital influencer Gabriela Pugliesi, segue dois meses fora das redes sociais. Após, um cancelamento por conta de uma festa em meio a pandemia.

 

Bem, a verdade é ter cuidado no meio de tanto cancelamento e sempre pensar que atrás de uma tela de celular ou computador existe uma pessoa. E que o mundo dá voltas e suas atitudes podem ser cobradas com cancelamentos ou uma exposed.

Até a próxima pessoal um abraço…

*Franck Leal, é Bacharel em Psicologia, pelo Centro Universitário Faesa.

Alessandra disse:

Kkkkkk, as vezes amamos, as vezes deixamos de seguir por alguma postura ou comportamento, ou quando nem sabemos quem é vamos seguir pra saber do babado. Boicote ou fofoca virtual.

Marcial Souza disse:

É o verdadeiro boicote é a negação de apoio a um artista, político, produto, pessoa pública devido à demonstração de algum tipo de postura considerada inaceitável. As vezes também acontece o contrário buscamos seguir para ver qual a reação.

Luana Lúcia Teixeira disse:

Excelente matéria, triste realidade que estamos vivendo nesse momento.

Rafaella Barcelos disse:

Amei, Franck!

Lohana disse:

Adorei o tema e desenvoltura. Parabéns

Deixe sua resenha!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória