Dia dos Namorados: sexóloga orienta sobre como manter um relacionamento saudável e dá dicas de como surpreender na data sem gastar muito.

A data mais romântica do ano está se aproximando e muitos casais já se preparam para surpreender o parceiro neste Dia dos Namorados. Mas, como nem tudo são flores e bombons, no dia-a-dia a maioria dos relacionamentos passa por altos e baixos, sofre com as influências dos problemas externos e pode acabar caindo numa rotina de tédio e mesmices. Para ajudar os apaixonados a manterem os seus relacionamentos saudáveis e “eternos enquanto durarem”, a sexóloga Flaviane Brandemberg lista os principais comportamentos que vão contribuir para que a harmonia reine todos os dias. Além disso, ela mostra que é possível presentear a pessoa amada no Dia dos Namorados gastando muito pouco.

 

“Pode parecer um simples clichê, mas quando nos propomos a estar com alguém, a ter um relacionamento amoroso e temos nesta união uma relação segura e com qualidade, esta harmonia impacta positivamente em diversos aspectos da nossa vida, tanto profissional, quanto pessoal. Um namoro saudável, em que o respeito e a parceria prevaleçam, aumenta a nossa autoestima e a nossa autoconfiança. Não que a pessoa não possa atingir estes benefícios sozinha. Muito pelo contrário. Mas, muitas vezes, quando as pessoas começam a namorar, elas se esquecem disso e começam este envolvimento abrindo mão de muitos aspectos da sua vida, da sua personalidade e da sua individualidade. O que não se sustenta a longo prazo. É aí que o encanto se quebra e as relações terminam”, afirma Flaviane Brandemberg.

 

Para que o namoro ou casamento cresçam fortes e permaneçam assim, é preciso dedicar de tempo, paciência, atenção às necessidades do outro e, claro, amor. Compartilhar sonhos e ter sempre um diálogo franco sobre a relação também é essencial. “Levar a rotina com leveza e bom humor, ser gentil e respeitoso, apoiar os projetos do(a) parceiro(a) e ter também seus próprios projetos incentivados pela outra pessoa. Tudo isso contribui para a solidez da relação. Sempre que puder, elogie e reconheça as qualidades do outro. Amizade e admiração são muito importantes”, diz a especialista.

 

Para demonstrar todo este sentimento, nada melhor do que presentear a pessoa amada neste Dia dos Namorados com algo especial. E para aqueles que estão cheios de amor, mas com pouco dinheiro, Flaviane dá algumas dicas fáceis de serem executadas.

 

“Algumas pessoas relacionam demonstração de afeto com a compra de algum bem material, de algo muito valioso. Claro que se você quiser e puder presentear o seu namorado ou a sua namorada com uma joia, um relógio ou coisas do tipo, vá em frente e siga a sua vontade! Mas se você está se culpando por não ter condições de comprar algo, fique sabendo que alguns gestos simples, mas feitos com muito amor, podem acabar sendo mais surpreendentes. Prepare um jantar romântico em casa à luz de velas, com uma música gostosa ao fundo. Espalhe pétalas de rosas sobre a cama e faça uma massagem com óleos especiais. Busque a pessoa no trabalho de surpresa e leve para um passeio na praia para admirar a noite… Mostre que você se importa com a pessoa. Espalhe recados e mensagens amorosas pela casa. E, claro, à noite deixe a intimidade rolar solta entre quatro paredes (ou onde vocês quiserem)”, finaliza a sexóloga Flaviane Brandemberg.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *