Quando procurar um sexólogo?

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a saúde sexual é “um estado de completo bem-estar físico, mental e social em relação à sexualidade. Ela exige uma abordagem positiva e respeitosa da sexualidade e das relações sexuais, bem como ter a possibilidade de experiências sexuais prazerosas, livres de coerção, discriminação e violência”. Estive pensando o quanto as pessoas ainda tem receio em falar sobre sexualidade. Oras, como outros temas, esse é parte de nossa natureza. Ele envolve emoções e autoconhecimento e deve ser tratado de forma natural.

Para falar sobre isso temos disponíveis os terapeutas sexuais, também conhecidos como sexólogos. Nosso papel? Entender como as pessoas encaram o sexo e mostrar os caminhos para uma vida sexual saudável, com responsabilidade, no sentido de superar as dificuldades sexuais. O trabalho também é voltado para aqueles que possuem dúvidas e querem compreender sua sexualidade, com orientações e esclarecimentos.  Qualquer queixa relacionada à sexualidade pode ser encaminhada a um sexólogo.

O sexólogo é um profissional da área de saúde que cursou uma especialização em sexologia, que é o estudo das questões relacionadas às disfunções e aos comportamentos sexuais humanos. O propósito da terapia sexual é contribuir com a qualidade de vida do individuo ou casal. Existem pessoas que são mais libertas sexualmente que outras, mas de maneira geral, todas podem sentir prazer. O que acontece é que algumas pessoas possuem certos bloqueios e disfunções sexuais, que podem ser entendidas pelo profissional da área, que irá ajudar nos caminhos para que esses problemas possam ser resolvidos.

Tratar os problemas voltados à sexualidade ajuda a recuperar e desenvolver a autoestima, e isso irá refletir diretamente no bem-estar e saúde do individuo  nas demais áreas de sua vida. Não tenha receio de procurar um profissional. Sexo é saúde!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *