Faça um espaguete com molho vermelho, carne moída e queijo

Chef de Família

Thamiris Guidoni

Foto: Thamiris Guidoni

No 2º episódio de Chef de Família o grupo de Luciano, Saraiva e Vinicius fez um espaguete Lança com molho de tomate tradicional, aromatizado com alecrim e manjericão. Além disso, a receita teve um acompanhamento de polpetone de carne moída recheado com geleia Lança e queijo gratinado.

Acompanhe tudo sobre a 4ª temporada do Chef de Família!

O Chef de Família é exibido todos os sábados na TV Vitória/RecordTV com transmissão pelo Jornal On-line Folha Vitória sempre às 14h logo após o Balanço Geral. A reprise de cada episódio do programa acontece aos domingos, às 8h.

Ingredientes
  • 1 pacote de espaguete Lança
  • 1 kg de tomates italianos maduros
  • Azeite para dourar o alho
  • 4 dentes de alho picado
  • 2 ramos de alecrim
  • 1 colher de chá de açúcar
  • Sal e pimenta do reino a gosto
  • Manjericão desidratado
  • 1 kg de linguiça de frango aberta ou carne moída de sua preferência
  • 1/4 de pacote de biscoito cream cracker Lança
  • Geleia de cebola caramelizada
  • 1 ovo
  • 200g queijo muçarela
  • Páprica defumada
Modo de Preparo

– Ferva uma panela com água para cozinhar o macarrão. Você pode aproveitar essa mesma água para tirar a pele dos tomates. Faça um corte em cruz na ponta do tomate antes de colocá-los na água fervendo. Isso irá ajudar na hora de tirar as peles. Ferva por aproximadamente 10 a 15 minutos. Quando retirar os tomates da água fervendo, você pode dar um choque térmico neles com água com gelo. Isso irá facilitar você despelar os tomates e ajuda na hora do manuseio.

– Coloque o macarrão pra cozinhar conforme o tempo indicado na embalagem e acrescente um pouco de sal e óleo a água do cozimento. Uma dica para o macarrão não agarrar é dar umas mexidas nele no início do processo de cozimento.

– Enquanto o macarrão cozinha, pique o alho e prepare os tomates retirando as peles e as sementes, depois pique em cubos.

– Retire o macarrão e lave com um pouco de água corrente para parar o cozimento e reserve.

– Para o molho comece gratinando o alho. Faça um raminho de alecrim e acrescente ao cozimento para pegar sabor. Entre com os tomates picados e deixe reduzir bem o molho, se achar necessário pode acrescentar um pouco de água durante o cozimento para ajudar na redução do molho. Acrescente o sal e a pimenta do reino e o manjericão desidratado. Vá cozinhando até que o molho fique bem espesso. Caso o molho esteja um pouco ácido acrescente uma pitada de açúcar para controlar a acidez. Retire os ramos de alecrim e ajuste o sal caso necessário. Retire do fogo.

– Para preparar os polpetones comece triturando os biscoitos de sal e misturando a carne. Tempere com páprica defumada, sal e pimenta do reino. Se utilizar a linguiça não precisa usar sal e pimenta, apenas a páprica.

– Faça uns bolinhos em formato de disco e recheie com a geleia de cebola caramelizada.

– Empane na farinha de trigo e frite em fogo médio para não queimar por fora e ficar cru por dentro.

– Quando os polpetones estiverem dourados, retire do fogo, polvilhe o queijo muçarela ralado por cima e leve para gratinar no forno por 15 minutos.

– Reserve um pouco do molho para decorar o prato por baixo do macarrão e para jogar por cima do polpetone.

– Misture a massa ao restante do molho com o fogo ligado para o macarrão ir pegando o sabor. Se achar que ficou muita massa e prefere um macarrão mais molhadinho não misture todo o macarrão de uma vez. Vá adicionado aos poucos até o ponto que preferir.

Tempo de preparo: 20 minutos.

Reveja o 2º episódio da temporada:

Novidades desta temporada
  • Quadro “Na Panela com Haeckel”: o novo quadro do reality tem deixado o clima descontraído, mas é cheio de polêmica também! O humorista capixaba Haeckel Ferreira tem mostrado os bastidores dos episódios de uma forma divertida.

Perdeu os episódios anteriores? Clique e assista para ficar por dentro!

  • Quadro “Na despensa”: a ‘despensa’ é onde os competidores falam um pouco sobre o que aconteceu durante a prova e classificam os demais participantes e as atividades deles!

Acesse o Instagram do reality e fique por dentro de tudo: @programachefdefamilia

Durante todo o reality devido ao momento que vivemos, todos os competidores e equipe técnica envolvidos na produção passam por testes RT-PCR. Além disso, o uso de máscara é obrigatório no estúdio. Álcool em gel e máscaras descartáveis também são fornecidas durante as gravações.

Leia também:

>> Michel Bermudes e Fernando Fully serão jurados do 5º episódio do Chef de Família

>> Marília e Rogerio são os primeiros competidores eliminados do Chef de Família

>> Aprenda a preparar receitas feitas pelos participantes nos episódios anteriores

>> Conheça as especiarias mais indicadas para usar na hora de fazer uma receita

>> Participantes se inspiraram em carros para cumprir desafio do 3º episódio

>> Voto popular: entenda como você pode ajudar seu participante favorito

>> Relembre as entradas e pratos principais feitos pelos competidores no 2º episódio

>> 4ª temporada do Chef de Família terá reprise aos domingos na TV Vitória

>> Relembre quem são os 12 competidores da 4ª temporada do reality mais saboroso do ES