Capixaba e criada na cozinha, Liège Diogo vai disputar o troféu da 4ª temporada do Chef de Família

Chef de Família

Thamiris Guidoni

“A minha relação com a gastronomia é de amor, admiração e encantamentos…”
Liége Diogo

Liège está super animada com o desafio que começa no dia 4 de setembro, às 14 horas, na TV Vitória/RecordTV | Foto: Thamiris Guidoni

Capixaba, criada na cozinha, caçula de três irmãos e apaixonada pelo sobrinho de 13 anos. A mãe, desde os anos 80 trabalhava com bolos, doces e salgados para festas e casamentos… Liège Diogo, que desde sempre teve intimidade com a cozinha, é uma das competidoras a disputar o troféu do Chef de Família, que estreia no dia 4 de setembro (sábado), às 14 horas na TV Vitória/RecordTV com transmissão pelo Jornal On-line Folha Vitória.

Acompanhe tudo sobre a 4ª temporada do Chef de Família!

Desde nova em contato com a gastronomia e sempre ao lado da mãe, Liège era considerada a ‘mascote’ da equipe.

“Como a produção era grande, minha mãe tinha várias ajudantes que passavam dias na cozinha. Elas cozinhavam para os eventos, ouviam músicas, riam e conversavam o tempo todo. A cozinha era super agitada e essas senhoras que ajudavam me davam atenção e me ensinavam tudo”.

“Minha mãe passava horas decorando bolos de 3, 4 andares com glacê, flores, desenhos delicadíssimos feitos à mão com bicos e saco de confeitar. Era mágico ver ela trabalhar!”

Na foto, dona Elisa e dona Maria Gaia, que eram auxiliares de cozinha da mãe de Liège, e a tia Nozita

Paixão é um sentimento que não temos como controlar, e quando percebemos que nos movimenta, faz bem e nos faz sentir em casa, não tem jeito!

“Passei para vários cursos. Comecei a fazer psicologia e serviço social, mas sempre estava nas organizações dos cooffe break e churrascos da comissão de formatura, ou seja, estava promovendo o evento e preparando o cardápio. E em 2011 foi quando decidi que ia empreender e fazer algo que me fizesse feliz. Então, criei a DiskCozinha e comecei a fornecer comidas caseiras, bolos, salgados e fazer festas. Quando me dei conta já estava fazendo serviços de buffet externo”, contou aos risos.

E mesmo não sendo o que os pais queriam pra ela, a participante do Chef de Família decidiu seguir com o sonho.

“Quando a minha mãe decidiu parar de trabalhar eu já estava escolhendo uma profissão. Na época, nem se ouvia falar no curso de gastronomia. Não existia no Espírito Santo e também não era o que os meus pais almejavam para o meu futuro”.

“Sou uma pessoa determinada e estou sempre me reinventando. Vi no Chef de Família uma nova oportunidade de aprender e de compartilhar as minhas experiências. E claro, dar o meu melhor para vencer o programa!”

E pensando no futuro no mundo da gastronomia, Liège investiu e se encontrou, o que já esperava que fosse acontecer, na verdade.

“Investi em alguns cursos, aulas-shows, inclusive com o chef Eller. E assim, fui descobrindo que o que realmente amava fazer era trabalhar com gastronomia e eventos, mas sentia a necessidade de vivenciar a gastronomia de uma forma mais profissional, de trabalhar em lugares de excelência e que além do reconhecimento, pudesse adquirir muito aprendizado”.

Na montagem, o sobrinho de Liège, Lucas, de 13 anos, Darluzia (mãe) Liandra (irmã mais velha), Sinvalino (pai), Leonardo (irmão do meio), o doguinho Tobias e alguns amigos de profissão

Apaixonada pela profissão, em 2018 Liège decidiu meter as caras e apostar em um novo desafio. Ela saiu de Vitória com destino a São Paulo para se aventurar na cozinha.

“Em 2012 criei minha empresa em Vitória, porém, nós capixabas temos um perfil muito bairrista e não tive muitas oportunidades. Não é atoa que nossa bandeira tem o ‘Trabalha e Confia’. Para entrar no mercado capixaba é preciso conquistar a confiança do povo! Por isso em 2018 decidi ir para São Paulo com a cara e a coragem. Fui recebida por uma amiga e trabalhei como freelancer com chefs e buffets renomados”.

O caminho até lá não foi fácil, mas no fim, a recompensa sempre chega. Afinal, o que é pra ser nosso dá um jeito de nos encontrar de um jeito ou de outro.

“Cheguei em São Paulo de ônibus às 9 horas do dia 28 de novembro depois de ter perdido um voo, mas como estava determinada a ir, saí do aeroporto para rodoviária. No dia 8 de dezembro eu já estava no primeiro evento como auxiliar de cozinha freelancer no buffet do Rojo”.

Muita coisa boa aconteceu, mas o trabalho precisou ser interrompido por conta da pandemia, que foi cruel com setores no mundo inteiro.

“Foram 3 anos em que tive excelentes oportunidades de trabalhar ao lado de grandes chefs, em alguns buffets renomados de São Paulo, mas infelizmente, devido à pandemia, eu e muitos colegas da área da gastronomia e eventos sofremos com o desemprego”.

Mas em meio ao ruim, algo bom sempre acontece! Uma luz, a esperança e a motivação para dar continuidade ao sonho.

“Nesse período fui convidada a escrever 3 receitas no E-book Tempero na Vida junto com 34 melhores buffets e chefs de São Paulo. Fiquei muito honrada e claro, como um orgulho para o Espírito Santo, divulguei a nossa torta capixaba. Também abri um delivery com 2 amigos em São Paulo, a Mèro Gastronomia e conseguimos fazer um bom empreendimento, mas por conta da pandemia e algumas circunstâncias pessoais, decidi retornar para Vitória.”

Eu não sei vocês, mas achei esse recado pros outros competidores suspeito 👀:

Acompanhe Liège Diogo no Instagram: @liegediogo

O Chef de Família vai ao ar todos os sábados, a partir do dia 4 de setembro (sábado) na TV Vitória/RecordTV com transmissão pelo Jornal On-line Folha Vitória às 14 horas logo após o Balanço Geral. A reprise acontece aos domingos às 8 horas.

Fique por dentro de tudo no Instagram oficial: @programachefdefamilia

Leia Também

Chef de Família: Luciano Faé vai inaugurar restaurante e sonha em viver da gastronomia

Apaixonado pela família, Tiago Cotta chega com energia total para encarar a competição do reality

Participando do Chef de Família, Carla Cristina expõe amor por gastronomia e vinhos

Cacau Viana vem com tudo para disputar troféu da 4ª temporada do Chef de Família e manda recado

Falta pouco! Alessandro Eller fala sobre expectativas para 4ª temporada do Chef de Família

Veja fotos do lançamento da 4ª temporada do reality Chef de Família