Conheça as juradas do reality Chef de Família

Chef de Família

Marcela Bourguignon e Giovana Moyzes, professoras de gastronomia da Universidade de Vila Velha (UVV) | Foto: Gustavo Fernando

No próximo episódio do Chef de Família, que será exibido neste sábado (11), às 14 horas, na TV Vitória/Record TV, começa um dos momentos mais aguardados da competição: os duelos. E cabe ao júri técnico avaliar cada prato, que com a ajuda do voto do público, através do jornal online Folha Vitória, decide o futuro dos participantes no reality. Mas afinal, quem são as juradas do programa?

Assim como na primeira temporada o júri técnico será formado pelas experientes, e exigentes, Marcela Bourguignon e Giovana Moyzes, professoras de gastronomia da Universidade de Vila Velha (UVV).

Com a mudança no sistema de avaliação das receitas nesta temporada, onde cada jurada escolhe o prato vencedor, assim como o público, isto é, com os três votos possuindo o mesmo peso na disputa, Giovana considera que a competição será mais equilibrada e justa.

Giovana também alega que, com a exibição da primeira temporada, os competidores já sabem o estilo de cada jurada. Com isso, a avaliação será nos pequenos detalhes. Elas também elogiam o nível dos participantes do programa. “Eles estão mais preparados”, afirma.

Desafio

Mas as chefs também fazem uma confissão: todos os participantes “tremem” na hora da avaliação. “Com isso, eles também jogam uma responsabilidade muito grande em cima da gente, pois falam de projetos e sonhos. E você ser “responsável” por definir o futuro de alguém é muito sério”, revela Moyzes.

Marcela Bourguignon ressalta que os participantes devem aproveitar a fase dos duelos para ouvir e compreender as dicas das juradas.  E que os conselhos podem ser aproveitados ao longo da competição, principalmente nas provas em grupo e individuais, onde o tempo e o fator surpresa podem interferir no resultado. “Na cozinha, se você não tiver equilíbrio, fica difícil seguir em frente”.

Espaço Gourmet

As juradas também são unânimes em elogiar a qualidade do Espaço Gourmet, o palco da segunda temporada do reality. Giovana Moyzes revela que o espaço está maravilhoso.”A cozinha é um show, muito bem montada. Se não tivesse a logo do Chef de Família, eu levava para casa”.

Marcela ressalta a importância do estúdio para o jogo. “O projeto está perfeito! A organização e a aparelhagem vão contribuir ainda mais com a dinâmica da competição. Acho que vai ser muito proveitoso para a formação dos participantes”.

A jurada também deixou uma dica para os futuros chefs. “O importante é sempre colocar emoção e amor no que está fazendo. Dosar os sentimentos com equilíbrio é a receita perfeita”, define.

Giovana revela que é fundamental o competidor levar a sua essência para a cozinha. “O participante tem que ser verdadeiro com o que acredita, principalmente na hora da elaboração das receitas. Isso é o mais importante”, aponta.