Participantes do Chef de Família visitam a Associação das Paneleiras, em Vitória

Chef de Família

Foi exibido no último domingo (03), no décimo episódio do Chef de Família, uma visita dos competidores a Associação das Paneleiras de Goiabeiras, em Vitória. Dessa forma, eles puderam conhecer todo o processo de produção e, além disso, participaram de uma prova que definiria o primeiro competidor na semifinal do programa.

A Prova

A prova começou com uma aula de como fazer uma panela de barro. Quem ensinou para os participantes foi a paneleira Valdineia Lucidato. Argila em mãos, e após o “sinal verde” para os competidores tentarem repetir a técnica das artesãs, em apenas 10 minutos, a grande vencedora foi Jane Gilles. Com isso, ela garantiu sua presença na semifinal da atração.

Panela de Barro

A produção artesanal de panela de barro é uma das maiores expressões da cultura popular de Vitória e do Espírito Santo. A técnica na produção, assim como a estrutura social das artesãs, pouco mudou em mais de 400 anos, desde quando era produzida nas tribos indígenas.

Para fazer as panelas, as artesãs retiram a argila do Vale do Mulembá, local situado no bairro Joana D’Arc, na Ilha de Vitória. Do manguezal que margeia a região de Goiabeiras é extraída a casca da Rhysophora mangle, popularmente chamada de mangue vermelho. Essa casca permite extrair a tintura impermeabilizante de tanino, com a qual são açoitadas as panelas ainda quentes.

Por tradição as autênticas Moqueca e Torta Capixabas, dois pratos típicos regionais, devem ser servidos nas panelas de barro.

Confira o episódio completo: