Repórter do Folha Vitória é jurado por um dia do reality Chef de Família

Chef de Família

Reportagem: Gustavo Fernando

Como repórter do Jornal Online Folha Vitória, pude acompanhar, ao longo dos últimos meses, a evolução e a dedicação de todos os envolvidos na realização do Chef de Família, o primeiro reality show do Espírito Santo. Dessa forma, tive a missão de entrevistar todos os 16 participantes, realizar lives com os competidores eliminados, com o chef e apresentador Alessandro Eller, e ver de perto, todo o sofrimento de uma derrota, e a alegria de uma vitória.

Entre os momentos marcantes do Chef de Família, vi Diego Medeiros se tornar imbatível no voto do público, a simpatia e dedicação de Anacarla Favalessa, o estilo inigualável de Claudia Marriel e a reviravolta que levou Jane Gilles até a final (ela voltou na repescagem). Sem falar na grande história de vida, e paixão pela gastronomia, de vários participantes, como os finalistas Gideão Reis e Isabela Moreira.

Na tarde da última quarta-feira (13) fui realizar a cobertura da prova decisiva da final do reality, que aconteceu no Shopping Vitória, e que será exibida no próximo domingo (17), às 10 da manhã, diretamente da Universidade de Vila Velha (UVV).

Na disputa, cada participante teve que produzir 120 sanduíches de baguete, passando pela idealização da receita, compra dos ingredientes, produção e venda. Além disso, foram julgadas por três jurados, com notas de 1 a 3. E o júri foi composto pelos chefs Juarez Campos e Carol Cinone e uma representante do Sistema de Cooperativas de Créditos do Brasil (Sicoob).

Para minha surpresa, fui convidado por Alessandro Eller, apresentador do reality, para ser jurado por um dia e construir essa reportagem sobre a prova. Apesar de não possuir nenhum curso na área gastronômica, mas adorar comer, aceitei o desafio por dois motivos. Por minha admiração pelo reality, uma megaprodução da TV Vitória, e pela curiosidade de provar as receitas produzidas pelos finalistas.

Qual a melhor baguete?

O primeiro sanduíche que provei foi de Gideão Reis. Ele preparou uma baguete com fraldinha em tiras, citronete, molho do chefe e batata ao murro com creme e bacon. E o resultado final estava muito saboroso. Gostei da batata ao murro, mas faltou um pouco de sal. A carne estava perfeita. E tanto a combinação, quanto a apresentação me agradaram. Nota 3.

A segunda baguete que experimentei foi a da Isabela Moreira. O sanduíche continha carne de panela na cerveja, creme de queijo, citronete e chips de batata ao molho da chef.  A batata estava crocante, mas achei o molho com um sabor muito forte. A carne estava realmente deliciosa, mas confesso que a combinação com a citronete e o creme de queijo não me agradou tanto. Nota 2.

Já estava saciado, após provar os dois primeiros sanduíches, quando fui comer a baguete desenvolvida por Jane Gilles. Apesar da simplicidade da receita, que tinha frango na brasa ao molho teriyaki, salada tropical, azeite de ervas, maionese de coentro e maionese de pimenta, ela estava muito saborosa, com destaque para o molho teriyaki. Uma refeição leve e deliciosa, com uma ótima combinação de texturas. Dessa forma, não poderia dar uma nota abaixo de 3.

A Grande Final

No próximo domingo, às 10 da manhã, a TV Vitória/Record TV transmite ao vivo, diretamente da Universidade de Vila Velha, a grande final do reality Chef de Família. A competição, que começou com 16 participantes, repletos de sonhos e dedicação gastronômica, termina com três finalistas e apenas um vencedor. Minha torcida? Para que o melhor vença, já que todos são merecedores de estar na final do primeiro reality show do Espírito Santo. Te vejo lá!