Entretenimento e Cultura

Academia anuncia nesta segunda-feira os indicados ao Oscar 2020; conheça os favoritos

A lista final com todos os indicados é resultado da votação de 8.469 membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood

Gustavo Fernando

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação

O momento mais aguardado da temporada de premiações está chegando. Nesta segunda-feira (13), a partir das 10h15 da amanhã (horário de Brasília),  a Academia de Artes de Ciências Cinematográficas vai revelar a lista dos indicados ao Oscar 2020, a premiação mais importante do cinema.

Entre os principais concorrentes estão alguns queridinhos do público, como Coringa, O Irlandês e Parasita, e obras que a crítica fez questão de abraçar, como História de um Casamento, Dor e Glória e Adoráveis Mulheres. 

Após a divulgação dos vencedores do Globo do Ouro, premiação que serve como termômetro para o Oscar, no último domingo (05), duas obras superaram favoritismos e se colocaram como possíveis premiadas: 1917, do diretor Sam Mendes, e Era Uma Vez em Hollywood, de Quentin Tarantino. 

Foto: Divulgação

Além do Globo de Ouro, os cinéfilos também têm que ficar de olho em outras premiações, principalmente as relacionadas aos sindicatos  – dos atores (SAG Awards), diretores (DGA Awards), produtores (PGA Awards) e roteiristas (WGA Awards) – pois eles têm os mesmos votantes (cada qual em sua categoria) da Academia de Hollywood.

A lista final com todos os indicados é resultado da votação de 8.469 membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, que tiveram que escolher os maiores destaques cinematográficos de 2019.

Foto: Divulgação

Possíveis indicados

Além de 1917, Coringa, História de Um Casamento, Era Uma vez Em Hollywood e O Irlandês, outros filmes brigam por uma indicação na categoria Melhor Filme, que deve ter entre 7 e 10 indicados, como Dois Papas, Ford v Ferrari, Jojo Rabbit, Adoráveis Mulheres, Parasita e Entre Facas e Segredos. 

Na categoria Melhor Diretor, grandes nomes brigam por uma indicação, e Martin Scorsese (O Irlandês), Sam Mendes (1917), Bong Joon-ho (Parasita) e Quentin Tarantino (Era uma vez... em Hollywood) podem ser chamados de favoritos. Além deles, Todd Phillips (Coringa), Taika Waititi (Jojo Rabbit) e Pedro Almodóvar (Dor e Glória), Noah Baumbach (História de um Casamento) e Greta Gerwig (Adoráveis Mulheres) apresentam grandes possibilidades. 

Foto: Divulgação

Entre as atuações, se prepare para conferir os nomes de Charlize Theron (O Escândalo), Renée Zelwegger (Judy), Scarlett Johansson (História de Um Casamento), Adam Driver (História de Um Casamento), Antonio Banderas (Dor e Glória), Joaquin Phoenix (Coringa), Leonardo DiCaprio (Era Uma Vez em Hollywood), Taron Egerton (Rocketman), Laura Dern (História de um Casamento),  Jennifer Lopez (As Golpistas), Tom Hanks (Um lindo dia na vizinhança), Joe Pesci (O Irlandês), Al Pacino (O Irlandês) e Brad Pitt (Era uma vez... em Hollywood) nas categorias Atriz, Ator, Atriz Coadjuvante e Ator Coadjuvante. 

Apesar de ainda não ter conferido 1917 (só deve estrear em 23 de fevereiro), um dos principais filmes do ano, acredito que a safra 2019 possui grande qualidade e diversidade para encantar a todos os públicos. E, se você ainda não está "maratonando" os possíveis indicados, uma dica: grande parte deles já estão disponíveis em plataformas de streaming, DVD ou nos cinemas. 


Pontos moeda