Entretenimento e Cultura

Casa Mel abre suas videiras para visitação e degustação

Até fevereiro, o sítio está aberto de sexta a domingo, de 8 às 17 horas, para visitação e degustação de derivados da uva. Não é preciso agendar a visita

Foto: Divulgação
Local está aberto para visitação e degustação de uvas de sexta a domingo em Melgacinho

A Casa Mel, em Melgacinho, com 6.800 videiras, a maioria em produção, está aberta para visitação e degustação de uvas e seus derivados de sexta a domingo, das 8 às 17 horas. 

O viticultor Carlos Antônio Stein informa que o sítio está em plena colheita e “temos a expectativa de colher 15 toneladas de uva até o final da safra, um pouco melhor da colheita que tivemos em 2019, que quase chegou a este número”.

Foto: Divulgação

A maior parte da produção – cerca de 60% – é transformada em suco integral e em geleia e os outros 40% vendida para consumo in natura. Dos 13,5 hectares do sítio, 4 são destinados ao cultivo de seis variedades de uva: Niágara rosada, Isabel precoce, Bordô, Goete, Vitória e Carmem. 

“Num futuro próximo, pretendemos iniciar a produção de espumante, feito a partir da variedade Goete. O espumante brasileiro é reconhecido e podemos fazer um produto de excelente qualidade aqui”, diz Carlos Stein.

A primeira colheita da Casa Mel foi em 2014. Os jovens parreirais rendem uma colheita por ano até a formação adulta da planta. O viticultor espera, a partir de 2020, realizar podas programadas durante o ano. Os investimentos, com recursos próprios, foram iniciados em 2012.

“No início, perdi muitos pés de uva que não se adaptaram à região e só consegui ter sucesso quando fiz as próprias mudas, com orientação técnica. Não penso em fazer vinho porque nosso solo não produz uvas próprias para a bebida fina, mas posso produzir um bom suco de qualidade com as variedades da fruta que se adaptam à região”, conta Carlos.

Além de receber suporte técnico da Prefeitura de Domingos Martins e da Empresa Brasileira de Pesquisa e Extensão Rural (Embrapa), ele foi buscar aprendizado com quem sabe e tem muita experiência: órgãos técnicos e produtores da região de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, uma das principais regiões produtoras de uva do País.

Ele conta que a produção de suco integral e geleia atualmente é feita de forma artesanal, mas a intenção é ter uma agroindústria com maior capacidade. “Para isso, incentivo outros produtores a ingressarem no negócio, de forma que a gente possa estruturar a cadeia de produção da uva e que a atividade passe a ser mais um atrativo turístico da nossa região”, planeja.

Foto: Divulgação
Uvas colhidas na Casa Mel, que são oferecidas para degustação durante visita ao local

Segundo Carlos, o mercado de uvas no Espírito Santo é promissor, mas 97% da fruta consumida aqui vem de fora do Estado. “Há um mercado a ser ocupado”, salienta o viticultor, que está se preparando para buscar uma fatia desse consumo.

Quem tiver oportunidade de visitar a propriedade de Carlos Stein poderá conhecer o processo de colheita da uva, produção de sucos e geleias. Também é possível saborear uvas colhidas na hora debaixo das parreiras, experiência que só é possível no verão, quando elas estão no ponto de colheita.

Serviço

Casa Mel – Melgacinho – Domingos Martins

Visitas de sexta a domingo de 8 às 17 horas
Ingresso: R$ 5,00 por pessoa
Contato: (27) 99699-3313 e 99928-1938 ou por e-mail [email protected] e [email protected]

Pontos moeda