PEDRO PERMUY

Entretenimento e Cultura

Filha de Iansã: saiba relação de Elza Soares com candomblé

Cantora que morreu aos 91 anos de idade nesta quinta-feira (20) já exaltou a religião em um de seus últimos trabalhos

Pedro Permuy

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução/Instagram @elzasoaresoficial

A religião tem um lugar especial na vida de Elza Soares, que morreu nesta quinta-feira (20) aos 91 anos de idade, em casa. Em "Deus é Mulher", penúltimo álbum da artista, o nome de um Orixá aparece até no título de uma canção: "Exu nas Escolas". 

"Pra mim o candomblé é uma coisa muito linda. Eu tive minha mãe (de santo) que partiu há pouco tempo (Mãe Stella de Oxóssi), que morava aí na Bahia, que era minha referência mesmo. Eu tinha ela como tudo para mim", disse Elza em entrevista ao site iBahia, em 2019. 

LEIA TAMBÉM: BBB 22: Rodrigo é ex de Carol Marchezi, capixaba mãe do filho de Felipe Araújo

Dentro do candomblé, como explica o Splash, Elza era filha de Iansã, considerada senhora dos raios e das tempestades. Uma divindade guerreira também com o poder de se comunicar com o mundo dos mortos. 

LEIA TAMBÉM: "Eles vieram me buscar", disse Elza Soares minutos antes de morrer

Na música que evoca Exu em um de seus últimos trabalhos, a cantora aproveitou para discutir racismo e intolerância religiosa. "Você não pode ter um caminho religioso, você é o que você é, o que você quer ser. Você não tem que ser católica, você tem que ser o que tem que ser. Você tem liberdade. Eu busco a liberdade também na música", terminou, no bate-papo com o iBahia. 

LEIA TAMBÉM: Chay exibe corpão sarado em foto sem camisa e fãs deliram: "Nem guindaste"


Pontos moeda