Entretenimento e Cultura

Artistas Felipe Mourad e Lucía Santalices se apresentam na exposição Teatro Estúdio em Vitória

A instalação contará com a reconstrução da caixa cênica do Teatro Estúdio e com uma paisagem sonora carregada de temporalidade capaz de gerar uma abordagem crítica

Foto: Divulgação

A exposição Teatro Estúdio, aberta desde janeiro na Galeria Homero Massena, em Vitória, receberá a performance “Imóveis”, dos artistas Felipe Mourad e Lucía Santalices nesta terça-feira (03), às 19 horas. Aberta à visitação até o próximo dia 7 de março, a mostra é de autoria de Herbert Baioco e tem como proposta reconstruir um espaço que já não existe a partir da atualização de memórias sobre esse lugar. A entrada é gratuita.

Pesquisadores de dança butô, Felipe Mourad e Lucía Santalices evocarão os fantasmas do 12º andar do Edifício das Fundações - andar inexistente no prédio. Na apresentação, que terá a duração de cerca de duas horas, os dois vão refletir sobre a imobilidade e suas impossibilidades: tudo infiltra, goteja, procria no trajeto das coisas que parecem imóveis.

Sobre a exposição Teatro Estúdio

Entre 1977 e 1991, o Teatro Estúdio ocupou o último andar do Edifício das Fundações, imóvel em cujo térreo está instalada a Galeria Homero Massena desde 1977. Ao evocar o nome do espaço que foi desativado há décadas, o trabalho de Herbert Baioco propõe permear as questões da memória e do pertencimento, por meio das percepções entre o corpo e a arquitetura enquanto ruínas urbanas na contemporaneidade.

Para isso, a instalação contará com a reconstrução da caixa cênica do Teatro Estúdio e com uma paisagem sonora carregada de temporalidade capaz de gerar uma abordagem crítica da história daquele espaço.

A exposição depende da ação do espectador que, ao atravessar um palco, se torna ator e perfaz a ação poética por meio de seu percurso na galeria. Após essa travessia, um dispositivo formado por engrenagem e projetor é acionado por um pedal, que estará sempre em movimento, sinalizando o silêncio do agora e devorando as imagens projetadas do Edifício das Fundações.

SERVIÇO

Teatro Estúdio - exposição de Herbert Baioco
Visitação: até 07 de março de 2015 - de segunda à sexta-feira
Horário de Funcionamento: das 9 às 18h
Performance “Imóveis”, de Felipe Mourad e Lucía Santalices
Dia 03 de janeiro de 2015
Horário: das 19 às 21h
Local: Galeria Homero Massena (Rua Pedro Palácios, 99 - Cidade Alta, Vitória)
Entrada gratuita

Pontos moeda