Entretenimento e Cultura

Campeãs dos grupos Especial e de Acesso do Carnaval Capixaba serão conhecidas nesta quarta-feira

No Grupo Especial, MUG, Boa Vista e Piedade devem brigar pelo título. Mas a Novo Império espera surpreender e conseguir uma boa colocação

Depois do grande espetáculo proporcionado pelas escolas de samba do Carnaval Capixaba, durante as duas noites de folia, na sexta-feira (2) e no sábado (3), o que os foliões capixabas agora querem saber é: quem será a campeã do Grupo Especial e quem vence o Grupo de Acesso para desfilar na elite do carnaval no próximo ano?

 Confira a galeria de fotos do Carnaval de Vitória!

A resposta será revelada nesta quarta-feira (7), no Ginásio Álvares Cabral, em Vitória. Durante a apuração, que pode ser acompanhada pelo público (a entrada é gratuita), as notas das agremiações, que foram avaliadas por 27 jurados de São paulo, vão ser lidas conforme nove quesitos avaliados: bateria, samba de enredo, harmonia, evolução, enredo, alegorias e adereços, fantasias, comissão de frente e mestre-sala e porta-bandeira.

No Grupo de Acesso, a Imperatriz do Forte desponta como a grande favorita. Mas a Chega Mais, Chegou o que Faltava e São Torquato também estão na briga.

No Grupo Especial, MUG, Boa Vista e Piedade devem brigar pelo título. Mas a Novo Império espera surpreender e conseguir uma boa colocação após o 4º lugar no ano passado. Após problemas em seus desfiles, Jucutuquara e Andaraí estão na luta contra o rebaixamento.

Acesso e rebaixamento

Após um acordo mediado pelo Ministério Público, e após muita confusão, ficou decidido que o Carnaval de Vitória terá acesso e decesso entre os três grupos. Dessa forma, a última colocada do Grupo Especial será rebaixada para o Grupo de Acesso. A campeã do Acesso desfila no Grupo Especial no próximo ano e a última colocada irá desfilar pelo Grupo B. Já a Campeã do Grupo B (Fecapes) terá o direito de desfilar no Grupo A no próximo carnaval.

Fecapes

A apuração também irá apontar a escola de samba que venceu o Grupo B (Fecapes). Império de Fátima, União Jovem de Itacibá, Mocidade da Praia e Independente de Eucalipto fecharam os desfiles das duas noites de folia.

Jurados

A equipe, de 27 jurados, todos de São Paulo, é coordenada por José Roberto Ferreira Brandão e já participa do Carnaval Capixaba há nove anos.

Obrigatoriedades

Além dos 27 julgadores, também existem as comissões de Concentração (composta de 09 membros), Verificação das Obrigações Regulamentares (04 membros), Cronometragem (03 membros) e Dispersão (05 membros). O regulamento ainda define o número de ritmistas na bateria, de baianas, membros da comissão de frente e alegorias.

Entenda os quesitos:

Bateria: Para o quesito Bateria são levados em conta a manutenção e sustentação da cadência com o samba-enredo, a “perfeita conjugação de sons” dos instrumentos, a criatividade e a versatilidade.

Samba de enredo: são avaliadas a letra e a melodia, respeitando-se a licença poética. O samba-enredo poderá ser descritivo ou interpretativo.

Harmonia: serão observadas a intensidade, vigor, empolgação e o perfeito entrosamento entre o ritmo da bateria e o canto dos componentes da Escola. A escola perde pontos se são cantadas partes diferentes da música no mesmo momento ou se o ritmo da bateria não é respeitado.

Evolução: serão observados os movimentos, o jogo de ir e vir, a espontaneidade e a leveza da expressão corporal. É considerada a livre movimentação dos componentes dentro das suas respectivas alas. Pesam características próprias de cada escola de samba.

Enredo: Costuma ser escolhido logo no começo do ano de trabalho das escolas. É a história contada na avenida e é a partir dela que são elaborados samba-enredo, alegorias e fantasias. No desfile, é preciso que a ordem dos elementos torne a história compreensível, com começo, meio e fim, ou a escola perde pontos.

Alegorias e adereços: Julga os carros alegóricos - a beleza e a relação com o enredo.

Fantasias: julga-se neste quesito as fantasias completas (incluem-se os adereços de mão) apresentadas pelas escolas, bem como a qualidade de sua confecção e sua adequação ao enredo proposto.

Comissão de frente: É a abertura do desfile, o primeiro grupo de integrantes a desfilar. A coreografia conta com alguns movimentos obrigatórios, como a saudação ao público e a apresentação da escola. Jurados também dão nota para a fantasia e observam se a comissão de frente atende à exigência do número de componentes.

Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Apenas o primeiro casal da escola é avaliado. Considera-se o entrosamento dos dois na coreografia, a graciosidade dos movimentos e, também, as fantasias. Além disso, o casal deve executar um bailado próprio, no ritmo do samba e nunca se comunicando verbalmente.

Pontos moeda