Entretenimento e Cultura

MUG, Boa Vista e Piedade são as favoritas na disputa pelo título do Grupo Especial

Após a leitura das notas dadas pelos jurados na próxima quarta-feira (07), apenas uma ficará com o título de campeã do Carnaval Capixaba 2018

Gustavo Fernando

Redação Folha Vitória

O sambão do Povo recebeu na noite do último sábado o desfile de sete agremiações do Grupo Especial do Carnaval Capixaba. Após a leitura das notas dadas pelos jurados na próxima quarta-feira (07), apenas uma ficará com o título de campeã. Com base nas apresentações das escolas, se destacaram no segundo dia de apresentações MUG, Boa Vista (atual campeã do carnaval) e a Unidos da Piedade, que não vence desde 1986.

A Andaraí, que retornava ao Grupo Especial após vencer o Grupo de Acesso em 2017, vinha fazendo um bom desfile até o momento em que o abre-alas quebrou. Com isso, várias alas, e inclusive a bateria, tiveram que passar por pelo carro, por um espaço entre o alambrado e a avenida, prejudicando a evolução e setorização da escola. Veja como foi o desfile da Andaraí. Confira a galeria de fotos.

A Novo Império, que desenvolveu ao longo do desfile o enredo “No vai e vem do mar, lá se vão 100 anos do Sindicato da Estiva”, fez o desfile mais empolgante da noite e pode surpreender na briga pela terceira colocação. Os destaques, além do samba, foram a bateria, o carro abre-alas, o bom conjunto de fantasias e os destaques de chão, que deram um show de luxo e samba no pé. Veja como foi o desfile da Novo Império. Confira a galeria de fotos. 

A Pega no Samba, que falou sobre o chocolate, foi muito prejudicada pela chuva. Além disso, a escola teve alguns problemas de evolução (abriu buracos na avenida), harmonia (a escola cantou pouco) e apresentou um desfile "frio", com pouca interação com o público. Os destaques ficaram por conta da comissão de frente, que reproduziu uma locomotiva na avenida, e a bateria comandada pelo Mestre Jorginho. Veja como foi o desfile da Pega no Samba. Confira a galeria de fotos.

A Unidos de Jucutuquara, que prometia um grande desfile, acabou decepcionando. A escola, que enfrenta um jejum de oito carnavais sem título, também foi prejudicada pela chuva, que visivelmente atrapalhou a apresentação do primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira. Além disso, teve ala desfilando descalça e graves problemas no acabamento em algumas alegorias, principalmente na última, justamente a que trazia a coruja, símbolo da escola. Veja como foi o desfile da Jucutuquara. Confira a galeria de fotos. 

Veja a galeria de fotos de todos os desfiles do Carnaval de Vitória

MUG

Entre as favoritas para o título do Carnaval 2018, a MUG, escola de Vila Velha, entra forte na briga. Vice-campeã do Carnaval Capixaba em 2017, após um bicampeonato (2015,2016), a escola apresentou o melhor conjunto plástico da noite, mas pecou no quesito evolução. Além disso, alguns componentes da comissão de frente caíram próximos a cabine dos julgadores. 

Entre os destaques do desfile estão a criativa e surpreendente comissão de frente, a melhor do carnaval 2018; o samba, que foi cantado pelos componentes e empolgou os foliões, mesmo debaixo de chuva; a bateria do Mestre Junior Caprichosos; as alegorias grandiosas e o luxo esbanjado pelos destaques de chão.Também merece evidenciar a apresentação irretocável do primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, Juliander Agrizzi e Gessya Santana. Veja como foi o desfile da MUG. Confira a galeria de fotos.

Boa Vista

A Independente de Boa Vista, atual campeã do Carnaval Capixaba, também realizou um grande desfile e deve brigar ponto a ponto com a MUG pela vitória. A escola fez uma apresentação forte em todos os quesitos, e se destacou na  qualidade plástica e empolgação do folião ao cantar o samba deste ano. Méritos do conjunto de fantasias (algumas muito criativas), do carro de som comandado pelo presidente/intérprete/compositor Emerson Xumbrega, e da bateria regida por Douglas Jacaré, Matheus Bressaola e Gustavo Mascarenhas.

Já o conjunto alegórico da Boa vista merece um destaque à parte. Se o imponente abre-alas tinha a águia, o segundo carro retratava o mundo animal com esculturas de elefante, girafa e zebras. No terceiro, a Copa do Mundo de Rúgbi, idealizada por Mandela para combater o apartheid, foi lembrado com uma enorme escultura de um jogador de rugby, e com movimento. Além disso, todos carros possuíam iluminação especial. Já a quarta alegoria trazia uma escultura de Nelson Mandela. Veja como foi o desfile da Boa Vista. Confira a galeria de fotos.

Unidos da Piedade

A Unidos da Piedade, a maior campeã do Carnaval Capixaba (com 15 títulos), tenta quebrar o jejum de não soltar o grito de campeã desde 1986. Acumulando bons desfiles nos últimos anos, novamente a escola se apresentou competitiva e com um belíssimo conjunto de fantasias. Méritos do carnavalesco Paulo Balbino, que também coreografou a comissão de frente. 

Também chamou atenção durante o desfile o "canto da escola", que abraçou o samba, a atuação da bateria e o imponente carro abre-alas. Mas nem tudo foram flores no desfile da escola. A saia da porta-bandeira Alana Marques quebrou, ainda na concentração e, com isso, não só ela, como o mestre-sala Tatu, foram substituídos pelo segundo casal. Além disso, alguns carros apresentavam problemas de acabamento.  Veja como foi o desfile da Piedade. Confira a galeria de fotos.

Apuração

Você conhece a campeã do Carnaval Capixaba na próxima quarte-feira (07), quando os envelopes com as notas dos 27 jurados serão conferidas. 

Pontos moeda