CARNAVAL 2020

Entretenimento e Cultura

Drinks com café garantem energia para o Carnaval. Veja as receitas!

De acordo com consultor de degustação da fábrica do Café Numero Um, Vanildo Pagio, uma dica para que as bebidas geladas à base de café concentrem ainda mais sabor é abusar das combinações que o café gourmet, do tipo arábica, oferece

Foto: Divulgação

O queridinho dos brasileiros, presente em 98% dos lares, o café também promete ser a bebida escolhida por muitos foliões durante o Carnaval. Na versão tradicional, o café preto e quente pode ser mais um aliado nos dias de folia para garantir energia. Além de inclui-lo no café da manhã e nos lanches, uma alternativa é utilizá-lo para preparar diferentes drinks, nas versões com ou sem álcool, sempre lembrando da máxima que vale para o ano todo e para o período de folia: se beber, nem pensar em dirigir.

Segundo a barista Dani Telles, o café permite combinações variadas, sem perder o sabor acentuado, atendendo à necessidade de se refrescar no clima tropical do nosso país.

“Nos dias mais quentes, além dos os frapuccinos, capuccinos gelados e milk-shakes, entram em cena também drinks com café, a base de gin ou vodka, por exemplo. São as melhores opções para refrescar sem deixar de lado o sabor tradicional. Para o Carnaval, é uma ótima alternativa para quem quer manter o pique e a energia”, afirma.

De acordo com consultor de degustação da fábrica do Café Numero Um, Vanildo Pagio, uma dica para que as bebidas geladas à base de café concentrem ainda mais sabor é abusar das combinações que o café gourmet, do tipo arábica, oferece. “Os tipos de moagem, grãos e torração podem acentuar determinadas características do café, por isso, o café gourmet é o mais indicado para combinações mais elaboradas”, diz.

Divulgação
Divulgação

Segundo ele, com o aumento nas variações dos grãos produzidos e comercializados no Brasil, o consumo de versões diversificadas do café também deu um salto. “As pessoas estão mais dispostas a tentar novas combinações e experimentar novos sabores, que vão muito além do tradicional”, afirma.

Para quem já é adepto ou deseja aderir o café como opção para se refrescar no calor, a equipe do Café Numero Um preparou algumas receitas práticas para fazer em casa.

GIN COFFEE NUMBER ONE

Ingredientes
50ml de café Cold Brew
40ml de gin
80ml de tônica
5 pedras de gelo
Alecrim para decorar

Modo de preparo: Coloque as pedras de gelo no copo, o gin e o café morno (temperatura ideal para o gelo não ser derretido). Acrescente com delicadeza a tônica para ela não espumar a bebida. Se quiser, decore o copo com um misturador de drink.

COLD BREW

Ingredientes:
50 gramas de café Numero Um espresso
600 ml de água filtrada

Modo de preparo: Moa o café numa moagem mais grossa. Em uma prensa francesa, misture o café e a água fria. Tampe com a prensa e deixe na geladeira por 12 horas.

Depois de 12 horas, coe o café para retirar qualquer resíduo do grão e aproveite sua bebida geladinha. Esta receitinha dura na geladeira por duas semanas.

CRANBERRY COM CAFÉ

Ingredientes
40ml de Café Numero Um
80ml de suco de cranberry
1/2 limão espremido no copo
20ml de refrigerante de gengibre

Modo de preparo: Despeje todos os ingredientes em um copo long drink. Deixe o café por último., lembrando que ele deve ser resfriado com gelo antes. Isso serve para que ele concentre o sabor no líquido e não dilua com o derretimento do gelo. Mexa com uma colher e pronto!

Com álcool: Para a versão com alcoólica, substitua 50ml de suco de cranberry por 50ml de vodka.

EAPRESSO MARTINI NUMERO UM

Ingredientes
40ml de Café Numero Um
25ml de licor de ervas
50ml de vodka

Grãos de café torrado

Modo de preparo: Coloque a vodka, o licor e extraia o café diretamente na coqueteleira. Complete com bastante gelo para evitar que ele se derreta e dilua o drink. Bata bem na coqueteleira para formar uma espuma densa e cremosa. Sirva em uma taça Martini e decore com grãos de café Numero Um Espresso Gourmet.

Pontos moeda