Entretenimento e Cultura

Sem folia em 2022: 15 cidades do ES já cancelaram o Carnaval

Levantamento feito pela reportagem do Folha Vitória inclui grandes municípios e destinos turísticos de referência durante a folia

Marcelo Pereira

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação/Prefeitura de Conceição da Barra
Conceição da Barra é um dos municípios capixabas que, antes da pandemia, arrastava uma multidão pelas ruas

Contrariando a marchinha "Até Quarta-Feira", esse ano vai ser igual aquele que passou. Com o aumento de casos de covid-19, devido à alta transmissibilidade da variante Ômicron, cidades do Espírito Santo estão cancelando os festejos e a folia de Carnaval, como aconteceu ano passado. 

Folha Vitória fez um levantamento junto aos maiores municípios do Estado e  aqueles em que o Carnaval é um evento turístico de referência no verão, atraindo milhares de foliões. 

O Governo do Estado publicou uma portaria no início deste mês e recomendou aos municípios que suspendam o carnaval de rua, grandes shows e grandes eventos no Estado devido ao recente aumento do número de casos de covid-19 e de gripe. 

O secretário estadual de Saúde Nésio Fernandes disse que os municípios que não seguirem a recomendação deverão apresentar embasamento técnico, levando em conta dados epidemiológicos para sustentar a decisão. 

Até a tarde desta quinta-feira (10),  15 cidades estão com a programação de Carnaval suspensa por causa da pandemia, que está em sua quarta onda no Estado. Alguns municípios foram além e proibiram realização de eventos e festas particulares e inibindo aglomerações em praias ao proibir apresentações musicais e caixas de som.

Quem entrou para essa lista nesta quinta foi a cidade de Conceição da Barra, no Norte do Espírito Santo. Após reunião com comitê gestor e técnicos da Saúde, na noite desta quarta-feira (09), a prefeitura decidiu suspender a programação de Carnaval. 

Foto: Setur / Divulgação
Itaúnas não terá programação de Carnaval, segundo informou a Prefeitura de Conceição da Barra

"O decreto será publicado na sexta-feira nas redes oficiais da prefeitura. Decidimos por suspender devido ao aumento de casos de covid-19. Vamos também proibir festas em espaços públicos e privados", informou o gestor de Governo de Conceição da Barra, Sebastião Sena. 

O balneário tem um carnaval agitado com blocos de rua, apresentação de marchinhas e fanfarras, além de trios elétricos na sede da cidade, em Braço do Rio e em Itaúnas.

Indefinição em Linhares por causa de cobertura vacinal

Em Linhares, a prefeitura ainda não definiu se cancela ou se mantém a programação de Carnaval, faltando praticamente quinze dias para a festa. Procurada, a gestão municipal afirmou que estaria dependendo do alcance vacinal na população adulta. 

"Os eventos previstos, como o Carnaval, só ocorrerão caso mais de 70% da população adulta do município de Linhares já tenha sido completamente imunizada com as duas doses contra a covid-19, e desde que autorizados pela secretaria municipal da Saúde", diz a nota.

Porém, o Painel de Vacinação da plataforma Vacina e Confia do Governo do Estado, consultado nesta quinta-feira (10), mostra que Linhares já está com 112.208 pessoas acima de 18 anos totalmente imunizadas com as duas doses, equivalendo a 88% de cobertura vacinal. 

A prefeitura de Linhares foi novamente questionada já que, por esse número, a programação de Carnaval poderia acontecer. Quando enviar resposta, a matéria será atualizada.

Na Grande Vitória, Vila Velha ainda não definiu sobre cancelamento

Na região da Grande Vitória, Vila Velha é a única que ainda não definiu sobre o cancelamento ou manutenção da programação de Carnaval. Vitória, Serra, Cariacica, Guarapari, Viana já decidiram pela suspensão. Em alguns municípios como Cariacica, foi determinada, inclusive, proibição de eventos particulares. 

Vila Velha foi procurada para se manifestar a respeito. Respondeu que a secretaria de Turismo, Esporte e Cultura está, por meio de um grupo de trabalho, estudando os projetos de atividades no Carnaval. "Lembrando, que a execução deste planejamento depende do que preconiza os decretos estaduais relacionados ao mapa de risco do covid-19", reforçou.

Marataízes mantém a festa

Foto: Reprodução / Instagram

Única cidade a divulgar que não suspendeu o Carnaval até o momento, Marataízes, no litoral Sul capixaba, recebe até esta sexta-feira (11), inscrição de blocos de rua e escolas de samba. 

Nas redes sociais da prefeitura, é informado que os desfiles irão acontecer na Praça Central, na Avenida Atlântica até o cruzamento com a Avenida Miramar, e também na Praça Antônio Jacques Soares, na chamada Praça da Barra.

Cidades do ES que suspenderam o Carnaval 2022: 

Vitória
Cariacica
 Serra
Viana
Guarapari
Aracruz
Colatina 
Conceição da Barra
Cachoeiro de Itapemirim
Piúma
Presidente Kennedy
Santa Teresa 
Domingos Martins
Anchieta
Muqui

Cidades do ES que ainda não se decidiram:

Vila Velha
Linhares
São Mateus

Cidade do ES que vai manter o Carnaval

Marataízes

Carnaval 2022: veja as decisões em outras cidades do ES

Vitória

A prefeitura cancelou no início de janeiro o carnaval nas ruas da Capital capixaba. Os blocos carnavalescos não poderão desfilar pelo segundo ano consecutivo. A administração municipal suspendeu a programação dos blocos e shows nas praças do Centro da cidade considerando as dificuldades de controle e fiscalização das regras sanitárias no espaço aberto.

Quanto aos desfiles das escolas de samba, o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, decidiu adiar a programação para abril. A folia no Sambão do Povo, que estava prevista para os dias 17, 18 e 19 de fevereiro, agora deve acontecer nos dias 7, 8 e 9 de abril.

De acordo com o prefeito, a decisão foi tomada em conjunto com a Liga das Escolas de Samba do Grupo Especial (Liesge) e leva em consideração o atual estágio da pandemia da covid-19.

Guarapari

No balneário mais famoso do Espírito Santo, também não haverá carnaval. A informação foi confirmada pela prefeitura no início de janeiro.

Serra

A prefeitura cancelou a programação de carnaval devido ao aumento de casos de covid-19 em mais de 400%.

Cariacica

As festas, eventos públicos e privados em vias públicas e os blocos de rua foram suspensos em Cariacica na segunda quinzena de janeiro. Um decreto municipal, já publicado no Diário Oficial, proíbe o uso de trios elétricos e carros de som em vias públicas do município, quando houver aglomeração.

Viana

A prefeitura disse que, após contato com os responsáveis pelos blocos, decidiu que não será realizado o tradicional carnaval de rua no município. A medida ocorre devido ao aumento de infecções pelo vírus influenza e da pandemia de covid-19.

Aracruz

Aracruz anunciou em suas redes sociais no dia 21 de janeiro que não havia condições sanitárias seguras para a folia. Por lá, a folia carnavalesca costuma agitar os balneários de Barra do Sahy, Santa Cruz e Mar Azul. É o segundo ano em que a festa é cancelada.

Muqui

Os tradicionais desfiles dos blocos do Boi Pintadinho não vão acontecer este ano. A prefeitura de Muqui decidiu por cancelar a folia carnavalesca por causa do avanço de casos de covid na cidade.

Anchieta

Além de cancelar a programação de Carnaval, a cidade proibiu, por meio de um decreto, a concentração de blocos carnavalescos em qualquer espaço público ou privado. Além disso, não será permitida a realização de shows artísticos, incluindo marchinhas, matinês, batucadas, desfiles, música ao vivo, dentre outros.

Domingos Martins

A prefeitura publicou decreto suspendendo a programação de Carnaval e também proibindo concentração de blocos carnavalescos, realização de shows, música ao vivo, desfiles, dentre outros, em qualquer espaço público municipal. Também fica proibido o uso de caixas de som nas ruas e a venda de bebidas alcoólicas – por pessoas que não possuem autorização – nas vias públicas.

Leia também: Saiba quais prefeituras vão manter o ponto facultativo no Carnaval

>> Serra suspende carnaval depois de número de casos de covid-19 aumentar 400%

>> Carnaval de Vitória: desfile das escolas de samba é adiado para abril, anuncia prefeito

>> Sem folia: Aracruz e Muqui cancelam carnaval. Veja situação em outras cidades do ES

>> Piúma cancela Carnaval após aumento de casos de Covid-19



Pontos moeda