Entretenimento e Cultura

Artista americano participa de Roda de Conversa na Casa Porto neste sábado

O evento que acontecerá na Casa Porto das Artes Plásticas, integra a 2ª edição do Intercâmbio Cultural Giramundo – Intervenção Urbana, que se realiza desde o 14 e segue até dia 21

Alguns dos trabalhos de Dave Loewenstein trata de questões sociais e políticas Foto: ​Divulgação

Uma Roda de Conversa com o artista americano Dave Loewenstein e mediação de Fredone Fone será a atração deste sábado (19), das 15 às 17 horas, na Casa Porto das Artes Plásticas. O evento integra a 2ª edição do Intercâmbio Cultural Giramundo – Intervenção Urbana, que se realiza desde o 14 e segue até dia 21.

Com organização da Latinta Mural, o evento é voltado para artistas, produtores, agentes culturais, estudantes e público em geral. Dave está no Brasil para coordenar uma série de ações do programa "Engajamento Comunitário Através das Artes em Murais", que também passará pelas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo.

Na capital, ele conta com a parceria da artista Karen Valentim para a realização de um workshop com 20 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Maria Leonor Pereira da Silva, no bairro Santa Lúcia. Eles vão apresentar as técnicas do muralismo/grafite e supervisionar a execução de um trabalho no muro da escola.

O programa faz parte de uma iniciativa do Centro Internacional Meridian em parceria com o Departamento de Estado dos Estados Unidos, que viaja pelo mundo fomentando a produção artística, através de workshops, palestras e da concepção e execução de murais. O objetivo é promover a arte como plataforma de inserção e empoderamento social, aproximando as questões regionais do processo criativo do muralismo.

Dave Loewenstein
Dave Loewenstein é muralista, escritor e gravurista, com obras nos Estados Unidos, além da Irlanda do Norte e Coreia do Sul. Alguns dos seus trabalhos, que tratam de questões sociais e políticas, fazem parte das coleções permanentes do Museu de Arte Moderna de Nova Iorque e da Universidade de Yale.

Premiado pelo seu trabalho como arte-educador e documentarista, Dave foi nomeado um dos agentes culturais fundadores para o novo Departamento de Arte e Cultura dos Estados Unidos.

Fredone Fone
Fredone Fone começou a grafitar na década de 90 sob a influência do skate e já realizou diversos trabalhos no Brasil, América Latina e Europa. É fundador da LDM Crew (grupo de grafiteiros formado em 1998), integrante da Bicho Solto Produções (formado por integrantes da cultura Hip Hop), um dos fundadores do Instituto TamoJunto e coordenador do Latinta Mural.

Em 2015, foi um dos artistas contemplados no Edital de Seleção e Prêmio para Projeto de Residência Artística da Casa Porto das Artes Plásticas - Modalidade Gravura, com o trabalho "Impressão do Encontro".

Intercâmbio
O Intercâmbio Cultural Giramundo – Intervenção Urbana é a segunda parceria entre o Consulado Geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro com a Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) e do projeto A Arte é Nossa.

O primeiro evento foi inteiramente voltado para música e aconteceu entre os dias 26 e 28 de junho do ano passado, com workshop e a feira cultural no Parque Pedra da Cebola, com a participação de coletivos artísticos que produzem em Vitória e apresentações musicais da banda de congo Amores da Lua, do cantor André Prando e dos grupos Pó de Ser Emoriô e Curtis Clinton Band.

A Arte é Nossa
O projeto A Arte é Nossa é uma iniciativa da Semc que tem como objetivo humanizar os espaços públicos por meio de intervenções artístico-urbanas e, assim, democratizar a produção artística local para além dos espaços tradicionais de exposição.

Desde 2013, aconteceram nove ações em 1,5 mil m² de muros da cidade, através de parcerias com artistas locais ligados ao grafite, à arte-relevo e a outras técnicas, e pretendem aproximar o cidadão do campo das artes, transformando as ruas de Vitória em uma grande galeria urbana.

Serviço

Roda de Conversa com Dave Loewenstein
Mediação: Fredone Fone
Dia 19 de março, sábado, das 15 às 17 horas
Casa Porto das Artes Plásticas
Praça Manoel Silvino Monjardim, 66, Centro

Pontos moeda