Entretenimento e Cultura

'Western' lança olhar feminino sobre os homens

Redação Folha Vitória

Western

(Ale-Bul-Áustria/2017, 121 min.)Dir. de Valeska Grisebach. Com Meinhard Neumann, Reinhardt Wetrek, Waldemar Zang

É interessante como, no momento em que se fala tanto em gêneros - homens, mulheres, o universo LGBT -, novos autores estejam propondo um olhar transgênero. Em Cannes, no ano passado, ao apresentar Western, a diretora Valeska Grisebach fez a defesa de seu filme dizendo que, nesse momento de (in)certezas, nada é mais importante do que tentar entender o outro.

Western é um filme sobre homens, feito por uma mulher. O título evoca o oeste, a civilização ocidental, mas também o gênero por excelência do cinema norte-americano. Um universo de machos. Trabalhadores alemães são contratados para construir uma hidrelétrica na Bulgária. Não é só a paisagem que é diferente para eles. A língua, a cultura.

Explodem conflitos. O grupo tem o paquerador, que assedia, senão exatamente abusa, das mulheres. Maren Ade, de Toni Erdmann, é coprodutora e o filme não deixa de ser outro interessante capítulo de uma investigação sobre a economia expansionista alemã. E não deixa de ter algo de John Ford, Forte Apache/Sangue de Herói, no personagem solitário de Meinhard Neumann.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Pontos moeda