Entretenimento e Cultura

Programe-se para a Páscoa na região das montanhas capixabas

Vila da Páscoa tem abertura oficial marcada para o dia 29 de março

Foto: Prefeitura de Domingos Martins

A Secretaria de Cultura e Turismo de Domingos Martins já está preparando a nova edição da Vila da Páscoa. A partir do dia 29 de março, a Vila estará aberta oficialmente na cidade com diversas atrações para visitar até o dia 21 de abril.

O local funcionará na área de eventos em frente à Praça Dr. Arthur Gerhardt, no centro de Campinho, e abrigará cenários, personagens alusivos à época, horta, roda d’água, painéis para fotografia e projeto paisagístico. A novidade é a reprodução de alguns pontos turísticos de Domingos Martins, como a Casa da Cultura, dentro da Vila da Páscoa.

Para a coordenadora da Vila, Aparecida Trarbach, a Vila trará informações e curiosidades sobre a história da cidade para os moradores e turistas que visitarão o local. “Queremos trazer essas referências culturais e turísticas para a edição deste ano com a exposição de maquetes de alguns de nossos pontos turísticos”, afirma.

A abertura oficial da Vila da Páscoa acontece no dia 29 de março, a partir das 9h, com a apresentação do “Musical da Páscoa” e brincadeiras com a equipe da Brinquedoteca Uni Duni, parceira do evento. A Vila será fechada no dia 21 de abril, com a tradicional Caça aos Ovos a partir das 8h.

A expectativa da secretária de Cultura e Turismo, Rejane Entringer, é que o encanto da Páscoa volte a dominar no município, sempre atentos às tradições e cultura do local. “Somos um dos únicos locais no Estado que proporciona um programa especial dedicado à data. Além disso, a Vila de Páscoa vem também para aquecer a economia e gerar movimentação na cidade”, afirma.

Osterbaum

Os alunos da Rede Municipal de Educação e escolas particulares de Domingos Martins serão responsáveis por apresentar a Osterbaum dentro da Praça e em diversas versões. A árvore típica alemã foi um sucesso no ano passado e está na programação da Vila da Páscoa de 2019.

Para a decoração da árvore e de Campinho, serão utilizadas mais de 25 mil casquinhas de ovos segundo a Secretaria de Cultura e Turismo.

Foto: Prefeitura de Domingos Martins
Osterbaum da edição de 2018

Páscoa na Rua de Lazer

Foto: Divulgação

Além da Vila da Páscoa, Domingos Martins também terá programação diversificada na Rua de Lazer João Batista Wernersbach a partir do dia 23. Na próxima semana, a Rua será ornamentada com decorações nos postes em toda a extensão da via, finalizando com uma Osterbaum no coreto cultural da Rua.

De acordo com Carlos Augusto Martins Stein, membro da diretoria voluntária da Rua de Lazer, para realçar o contexto histórico e simbólico, as floreiras que fazem parte da decoração da Rua serão retiradas dos postes. Para a Páscoa, a diretoria conta com o apoio dos moradores e comerciantes para ornamentar as casas, comércios e vitrines da Rua de Lazer.

Além da decoração, a diretoria pede o apoio dos moradores no acolhimento dos turistas que estarão no local durante os dias de programação especial. “Conto com o apoio de todos para que possamos acolher bem aos inúmeros visitantes que estão ansiosos para estarem aqui durante esta época do ano. É um momento especial para a nossa cidade”, comenta.

Programação da Vila da Páscoa

Quando: 29 de março a 21 de abril
Local: Área de eventos em frente à Praça Dr. Arthur Gerhardt
Funcionamento: Segunda a quinta, das 9h às 20h, e de sexta a domingo, das 10h às 22h
Presença do Coelhinho da Páscoa: Sábado: 10h às 11h, 16h às 17h e das 20h às 21h. Domingo: 10h às 11h e das 16h às 17h
Caça aos Ovos: 21 de abril, a partir das 8h, na Vila da Páscoa e na Praça Dr. Arthur Gerhardt
Entrada gratuita

Pontos moeda