VITRINE LITERÁRIA

Entretenimento e Cultura

'Receita de família', de Hugo Estanislau

O livro é de contos divididos em categorias como um jantar completo a ser saboreado pelo leitor

Foto: Reprodução

O livro é de contos divididos em categorias como um jantar completo a ser saboreado: entrada, bebida, prato principal e sobremesa. O intuito dessa divisão é apresentar uma forma inovadora de unidade para o livro, tornar mais dinâmica a leitura e comparar o processo de leitura ao ato de comer, uma vez que o intuito é servir o leitor de uma refeição completa e gradativamente mais nutritiva – e, ao mesmo tempo, indigesta em cada etapa.

No menu do projeto Receita de família encontram-se vários temas:

⦁ crítica as incertezas do futuro na pós-modernidade e a desigualdade social e econômica brasileira;

⦁ estupro do corpo individual;

⦁ violência;

⦁ violência contra a mulher, criança e idosos;

⦁ Greve da polícia militar de 2017 no ES;

⦁ crítica, também ao ideal de família tradicional e instituições sociais;

⦁ critica ao racismo;

⦁ o afronte ao machismo, à misoginia, ao senso comum;

⦁ questões de gênero e sexualidades marginalizadas;

⦁ homofobia; e a abordagem do tema da criação literária.

Para servir o leitor desses temas usou-se como tempero: personagens diversos que muitas vezes não tem espaço na literatura, como mulheres negras, trabalhadores e idosos. São retratados no espaço comum capixaba, em particular a cidade de Cariacica e Vitória.

A linguagem é coloquial e a narração em primeira pessoa, o que muitas vezes aproxima criticamente do relato e da autoficção ao citar o nome do autor. Todos esses foram artifícios para fisgar o leitor, na por que não humorada refeição, típica capixaba e cariaciquense, levemente irônica e quase ácida do projeto "Receita de família".

Saiba como comprar

Instagram: @estanislau.hugo

Sobre o autor

Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

Hugo Estanislau tem 32 anos. O autor nasceu em Cariacica. É empregado público e escritor. Publicou pela editora Pedregulho o livro de contos "Boneca" (2016), o romance "O ato do tio" (2020) e o romance "Um futuro em Cenataum, a fuga" (2021).

Seus contos também foram premiados na coletânea de contos do II prêmio UFES de Literatura (2014). Mantém, com muito abuso, o site hugoestanislau.com.br e a conta no Instagram @estanislau.hugo.

VEJA TAMBÉM: VITRINE LITERÁRIA | Conheça outras obras de escritores do ES

Pontos moeda